Muitas mulheres que sofrem com dores durante a relação sexual não sabem que essa condição é algo bastante recorrente e atinge pelo menos 4% da população feminina.
Essa condição, caracterizada quando a mulher sente dor ou desconforto durante o sexo, é chamada de vaginismo.
O que é o vaginismo?
A dor do vaginismo é causada pela contração dos músculos da vagina, muitas vezes involuntário e dificultando a penetração.
Porém, além de interferir no ato sexual, o vaginismo ainda dificulta a penetração de aplicadores de pomadas e até espéculos vaginais.
QUAIS SÃO AS CAUSAS DO VAGINISMO?
Não existe causas específicas para o distúrbio. Porém, as causas mais comuns estão ligadas a problemas psicológicos que envolvem abusos e traumas.
Em outras situações, o medo e o estresse também podem acabar causando o problema em algumas mulheres.
QUAIS SÃO OS SINTOMAS DO VAGINISMO?
– dificuldade ou incapacidade de penetração vaginal durante o ato sexual, ou de qualquer objeto, incluindo absorventes internos, aplicadores de pomadas e até espéculos vaginais;
– dores durante a relação sexual ou na tentativa de penetração;– dores não recorrentes - ou seja, em algumas situações pode haver dificuldade e dor, e nas outras, não;
– dificuldade em colocar o absorvente interno;– queimação, dor intensa ou desconforto que persiste até mesmo depois da relação sexual;
– sensação de que algo está impedindo a penetração, como se o canal vaginal estivesse obstruído;– medo da penetração.
O VAGINISMO TEM TRATAMENTO?
O vaginismo é tratado com exercícios de fortalecimento da musculatura vaginal, sessões com psicólogos e técnnicas de respiração.
Hoje, o pompoarismo e exercícios de Kegel são mais usados para tratar os casos do distúrbio.