A mamanalgesia nada mais é do que a amamentação como forma de analgesia infantil para diminuir dores e desconfortos em procedimentos médicos.
A técnica é indicada pela OMS, que acredita que o contaato pele a pele, a sucção e o paladar juntos, diminuem a percepção de dor no bebê.
POR QUE A MAMANALGESIA TRAZ CONFORTO PARA O BEBÊ?
A amamentação materna oferece benefícios como:– a saciedade reduz a sensação de angústia dos bebês;– a endorfina presente no leite da mãe ajuda a suprir a dor;
– o contato com a mãe diminui a percepção de dor especialmente em bebês recém-nascidos;
– a sucção promove uma satisfação neural, fazendo com que o bebê sinta prazer e relaxamento;– o gosto e cheiro do leite da mãe traz conforto e calma para os bebês.
QUAIS OUTRAS TÉCNICAS PODEM SER USADAS?
Além da mamanalgesia, também é possível usar a técnica de vibração, distração e 5 S.
A técnica da vibração consiste em aplicar uma leve vibração acima do local onde a punção será feita. Já a distração é aplicada com brinquedos que distraiam o bebê.
A técnica dos 5 S, por sua vez, é formada por 5 etapas: – swaddling - envolver o bebê– side - colocar o bebê de lado
– shushing sounds - fazer sons para silenciá-lo– swinging - balançar o bebê– sucking - proporcionar sucção
Enrole o bebê em uma manta e segure-o em seus braços. Em seguida, coloque-o de lado, com a barriga em contato com a sua barriga e sussurre para acalmá-lo.
Balance o bebê suavemente, sem sacudí-lo e por fim, estimule a sucção com a mamadeira ou chupeta, ou até mesmo o seio.
Para tratar a dor que pode surgir após esses procedimentos, você pode oferecer o seio para dar conforto ao bebê, aplicar compressas frias e administrar analgésicos.