O que é piercing? Conheça a história desse acessório milenar

O piercing é um acessório que foi incorporado a várias culturas no decorrer da história.

Ao longo dos anos, ele se tornou uma forma de expressão pessoal e de moda.

Quer saber mais sobre esse assunto? Confira, a seguir,  a história, os cuidados necessários e curiosidades relacionadas ao piercing.

O que é piercing?

O piercing é uma forma de modificação corporal que consiste em perfurar uma parte do corpo para inserir uma joia ou adorno.

Os locais mais populares para o piercing incluem orelhas, nariz, umbigo, lábios, sobrancelhas e língua. 

Tipos de piercing

Piercing de orelha Este é provavelmente o tipo mais comum e pode ser feito em várias partes da orelha, incluindo o lóbulo e a cartilagem.

Piercing de nariz: Outro tipo popular de piercing é o de nariz. Ele é feito em diferentes partes, como septo e narina.

Piercing de umbigo: Famoso nos anos 2000, este tipo de piercing é feito na pele em torno do umbigo. Ele é especialmente popular entre as mulheres.

Lábio: O piercing de lábio pode ser feito em várias partes do lábio, incluindo o lábio inferior e superior, assim como também no meio.

Língua: Apesar de ser um dos mais dolorosos, o piercing de língua está na lista dos mais populares. Geralmente, é feito um furo na língua e aplicado um piercing em formato de barra curta.

Genitais: Existem diferentes tipos de piercings genitais, incluindo no clitóris, no capuz do clitóris, na glande do pênis e na base do escroto.

Seta

Cuidados com o piercing

Mantenha a área do piercing limpa: Lave suavemente a área do piercing diariamente. Certifique-se de enxaguar bem e secar a área completamente.

Evite tocar ou girar o piercing: Evite tocar ou girar o piercing, pois isso pode irritar a área e atrasar a cicatrização.

Não remova a jóia durante o processo de cicatrização Isso pode causar a cicatrização prematura e atrasar a cicatrização completa.

Evite usar produtos químicos, como perfumes, na área do piercing Esses produtos irritam a área e retardam a cicatrização.

A história do piercing

De acordo com historiadores, o piercing surgiu entre 3 mil a.C. e 4 mil a.C. e era usado sobretudo por egípcios e indianos.

Existem registros que apontam que os egípcios usavam piercing nos lóbulos das orelhas como um símbolo de status social.

Já na Índia, o acessório, tradicionalmente, é usado por mulheres e está relacionado ao casamento.

Seta

Dúvidas frequentes

A perfuração dói muito? O nível de dor varia de pessoa para pessoa e também depende da área do corpo escolhida.

Qual é o tempo de cicatrização? O tempo de cicatrização varia de acordo com a área do corpo. Perfurações na orelha e no nariz, por exemplo, cicatrizam em algumas semanas.

Como eu sei se um piercing está infectado? Os sinais de uma infecção incluem vermelhidão, inchaço, dor, secreção amarela ou verde e uma sensação de calor no local.

Quando posso trocar a joia? Você só deve trocar a joia após a cicatrização completa. Se você não tem certeza se já é possível fazer a troca, pergunte ao profissional.

Posso tomar banho ou nadar com um piercing novo? Evite nadar em piscinas e rios, bem como tomar banhos longos e quentes, pois isso aumenta o risco de infecção.