12 Conquistas femininas que moldaram a sociedade

As conquistas femininas foram essenciais para a nossa sociedade. Elas moldaram novas leis e descobertas que ajudam não só as mulheres, mas todos os membros da sociedade.

Por essa importância, vamos revisitar e entender 12 conquistas.

12

Olympes de Gouges, escreveu o primeiro manifesto público para os direitos das mulheres. O documento criticava a revolução, que não incluía as mulheres

Declaração dos direitos da mulher 

11

No ano de 1932, as mulheres estavam aptas a votar, através do decreto 21.076. Essa conquista, foi consequência do movimento de Sufrágio no século XIX.

Voto Feminino no Brasil 

10

Foi desenvolvida como uma maneira de buscar direitos igualitários. Margeret Sanger se juntou e desenvolveu a pílula em 1953 e começou a ser comercializada em 1960.

Pilula Anticoncepcional 

9

Código Civil de 1916 estabelecia que as mulheres casadas não teriam nenhum poder de decisão. Após revoltas foi sancionada o estatuto que conferia liberdade a mulher casada.

Estatuto da mulher casada

8

Apenas na década de 70, graças a reivindicações feministas, que as mulheres poderiam se separar legalmente.

Autorização para divórcio 

7

Isabelita Perón assumiu o poder na Argentina. Pegando um momento político  com greve de trabalhadores, inflação, violência policial. Foi deposta por um golpe militar

Primeira mulher presidente 

6

Por mais que o governo oprimisse essa prática, isso nunca impediu delas jogaram como forma de revolta. O presidente da época regulamentou o esporte.

Direito a praticar futebol

5

O dia 5 de setembro ficou marcado como o Dia internacional da Mulher Indígena, registrando publicamente o enfrentamento da luta dessas.

Dia internacional da Mulher Indígena 

4

O principal objetivo era elaborar políticas públicas envolvendo gênero, com o foco de igualdade entre homens e mulheres. Outra conquista feminista

Criação do conselho Estadual dos Direitos da Mulher 

3

Surgiu depois que o marido da Maria da Penha violentou durante seis anos. A lei fornece Penas mais severas para qualquer homem denunciado por violência contra a mulher.

Lei Maria da Penha 

2

Durante o governo da Presidente Dilma Rousseff, reconheceu-se o feminicídio como crime de discriminação de gênero. O crime pode levar até 14 anos de prisão.

Lei do Feminicídio 

1

25 de julho, comemora a Mulher Negra, a data remete ao primeiro encontro de Mulheres Negras Latino-Americanas e caribenhas, teve como objetivo denunciar o racismo e machismo.

Dia da mulher negra 

Nesse ínterim, podemos perceber as diversas conquistas femininas  ao longo dos anos. Por mais que essas tenham ajudado na luta feminista, ainda a um longo caminho para as gerações futuras.