O chá de cavalinha é hoje conhecido como um dos mais potentes para desinchar e ajudar no processo de emagrecimento. Além disso, é usado para tratar infecções urinárias.
Para fazer o chá, use 1 colher de sobremesa da cavalinha para 250ml de água fervente. Deixe em infusão por 10 minutos e beba no máximo 3 xícaras do chá por dia.
chá de sALSINHA
Alguns estudos mostraram que a salsinha possui propriedades que ajudam a aumentar a produção natural de urina.
Com isso, ajuda na eliminação de toxinas e líquidos, fazendo com que o paciente perca medidas e desinche.
Use 15g de salsinha fresca com talos com ¼ de limão e 250ml de água fervente. Deixe em infusão por 10 minutos e beba de 2 a 3 vezes ao dia.
Chá de dente de leão
Além de atuar diretamente nos rins, o dente de leão é rico em potássio, que ajuda a aumentar naturalmente a produção de urina.
Para fazer o chá, use 15 g de folhas e raízes do dente de leão e deixe em infusão em 250ml de água fervente por 10 minutos. Consuma o chá de 2 a 3 vezes por dia,
Esse chá é contraindicado para gestantes e pacientes com oclusão intestinal e problemas nos ductos biliares.
Chá de dente de leão
O hibisco também é conhecido como azedinha, e estudos mostram que a flor também tem ação direta no aumento da produção de urina.
Isso porque é rico em flavonoides, que atua no hormônio responsável pelo aumento da urina, e seu efeito é semelhante ao de medicamentos diuréticos.
Para fazer o chá, use 2 colheres de sopa cheias de flores de hibisco seco para 1 litro de água fervente. Deixe em infusão por 10 minutos, coe e beba durante o dia.
Chá de funcho
O chá de funcho também é muito usado para tratar problemas de hipertensão arterial e bexiga, graças as suas ações diuréticas.
Para cada 250ml de água fervente, use 1 colher de chá de sementes de funcho e deixe em infusão por 10 minutos.
Chá verde
O chá verde é rico em aminoácidos e antioxidants, além de ser um excelente diurético natural.
Para cada xícara de água fervente, use 1 colher de sopa de folhas de chá verde para fazer uma infusão de até 5 minutos. Coe e beba até 3 vezes por dia.
É importante ressaltar que quanto mais tempo o chá ficar em infusão, mais amargo ele será. Sabendo disso, deixe as folhas na água fervente por, no máximo, 5 minutos.
Chá natural para desinchar
Em alguns casos, o inchaço acontece devido a problemas de digestão e gases, e nesse caso, é importante tratar esses quadros separadamente.
Para isso, ferva 200ml de água e desligue o fogo. Acrescente 4 folhas de hortelã fresca, ½ limão espremido, 1 colher de chá de erva doce desidratada, cardamomo e canela à gosto.
Deixe em infusão por 8 minutos e coe.Vale ressaltar que você não deve consumir nenhum desses chás sem antes avisar seu médico.
Especialmente se estiver grávida ou tiver alguma condição de saúde grave.