Como surgiu a moda plus size?

A moda plus size é um mercado ainda em expansão no mundo da moda, porém o que essa mudança significativa fez é impressionante nos últimos anos.

Essa mudança precisa acontecer primeiramente na sociedade, que nas últimas décadas valorizou e exaltou a beleza magra e em muitos casos até romantizou transtornos alimentares.

A evolução do padrão de beleza

Por muito tempo, o corpo plus size foi considerado o ideal de corpo perfeito em diversos períodos históricos, fatos que podemos comprovar em estátuas e pinturas.

Durante a pré-história o corpo com quadril largo e seios fartos era comprovação de fertilidade

Durante o período renascentista, o corpo gordo era símbolo de uma vida rica e a ociosidade, dois fatores muito importantes para a época e que poucos poderiam ter.

Foi no século XVII que o padrão de corpo começaria a se alterar, onde formas mais delicadas, cinturas extra finas seriam exigidas e consequentemente seriam as mais belas.

Durante a Revolução industrial, a disparidade entre classes ficaria ainda mais clara, a fome era companhia em muitos lugares, logo pessoas mais nutridas e gordas eram consideradas mais abastadas

Da metade para o final do século XIX, a medicina começaria a se tornar uma ciência muito respeitada, o que influenciaria diretamente nos padrões de corpo e saúde.

Nesse período os padrões começaram a variar desde a magreza extrema até o corpo curvilíneo, corpos esses que eram reforçados pela imagem de celebridades

Lane Bryant e a moda Plus Size

O termo plus size surgiu em 1920 falado pela estilista americana Lane Bryant, que fundou uma marca  que se popularizou para mulheres gordinhas em 1904, a qual segue funcionando até os dias de hoje.

No início a loja fabricava modelos para todos os públicos, porém foi quando uma cliente grávida pediu que a estilista fizesse roupas confortáveis e bonitas para gestantes .

Por volta de 1920, Bryant percebeu que existia uma grande falta de roupas para mulheres gordas, que eram ignoradas pelo mercado da moda e precisavam procurar ateliês para comprar roupas.

O sucesso da ideia da estilista foi tão grande que, pouco tempo depois, todas as lojas dos Estados Unidos começaram a vender e se preocupar em produzir roupas para esse público.

Mudanças significativas na sociedade

As décadas de 70 e 90, foi o período mais significativo para a moda plus size, nos EUA, e isso se deu por conta que a sociedade dessa época começou a ficar com pesos maiores que as médias

A mídia da época também teria que se adequar. Prova disso foi em 1948, quando Mary Duffy fundaria a Big Beauties/ Little Women, a que seria a primeira agência de modelos plus size do mundo.

A moda segue se adequando e mudando de acordo com a sociedade, e houve um grande aumento da valorização de mulheres com mulheres com seios maiores e quadril largos, como o corpo das Kardashians