Para escolher o modelo de bomba ideal para você, é necessário analisar suas necessidades e frequência de ordenha, já que as bombas manuais tendem a demorar mais do que as elétricas para retirar todo o leite do seio.
No entanto, a bomba manual é mais fácil de ser carregada e usada em qualquer lugar, já que não precisa de energia ou bateria para funcionar.
O ponto positivo da bomba elétrica é que, além de ser mais rápida, é mais confortável, indicada para mamães que fazem a ordenha diariamente.
A melhor forma de usar a bomba de amamentação é seguindo as recomendações do fabricante, já que cada modelo possui uma indicação de uso específica.
– a ordenha deve durar uma média de 15 minutos; – coloque o mamilo centralizado para não machucar os seios; – faça entre 8 e 10 extrações diariamente, com intervalos menores de 5 horas entre cada uma delas;
– quando sentir que o seios está macio ou vazio, encerre a ordenha; – faça uma massagem leve antes e depois de tirar o leite, o que ajuda a estimular a produção;
– use velocidades e intensidades diferentes para cada seio, já que cada um deles possui produção diferentes; – tome cuidados com possíveis lesões e feridas, que podem acabar se agravando durante sucções mais intensas.
Antes de iniciar a ordenha, ferva as peças da bomba que podem ser lavadas com água e deixe em um escorredor. Lembre-se de lavar muito bem as mãos com sabão neutro antes de começar a tirar o leite.
Também é importante limpar os seios com água morna e gaze, especialmente se você tiver aplicado pomadas para cicatrização. Dependendo do produto, é indicado até mesmo lavar os seios antes da ordenha.
Depois de finalizar a extração do leite, ferva novamente as peças que podem ser lavadas antes de guardá-las, e limpe as partes que não podem ser colocadas na água com um pano úmido e álcool.
– quando a mãe quer estimular a produção de leite; – para fazer doação; – para evitar quadros de mastite e dores; – quando o leite será oferecido para o bebê quando a mãe estiver dormindo ou fora.
O leite materno pode ser armazenado na geladeira por 12 horas e no freezer por 3 meses. Porém, é indicado oferecer o leite ao bebê no máximo 15-20 dias depois da ordenha.
Isso porque as propriedades do leite mudam de acordo com a demanda do bebê. Ou seja: o leite de 15 dias atrás não conta com os mesmos nutrientes do leite de hoje.