Sentir dor durante a relação não é normal. Se isso estiver acontecendo com você, converse com o seu parceiro e procure ajuda médica.
Existe um padrão de dor?Não. As dores podem atingir diferentes partes do corpo da mulher, como a vagina, a pelve (baixo ventre), a bexiga ou a uretra.
Cientificamente chamada de dispareunia, a dor pode surgir independentemente da posição durante o sexo.
Principais causas do surgimento da dor Falta de lubrificação:A falta de lubrificação pode estar relacionada à menopausa, amamentação, parto recente, uso de medicamentos ou falta de excitação.
Endometriose:Além de causar cólicas intensas, problemas para engravidar e alterações intestinais na menstruação, a endometriose é uma das principais responsáveis pelo surgimento de dor no sexo.
Vaginismo:Caracterizado pela dificuldade da mulher de ter penetração vaginal, acredita-se que o vaginismo seja causado por uma contração da musculatura do assoalho pélvico.
Vulvodínea:Hipersensibilidade, dor ou incômodo na vulva são os principais sintomas.Sua causa ainda é incerta. O que se sabe é que ela pode acarretar dores intensas durante a relação sexual.
Fatores emocionais:Estresse, ansiedade e depressão podem diminuir a libido e fazer com que a mulher sinta dor durante o sexo.