Dor no clitóris: quais as principais causas?

O que é clitóris?

Localizado na parte superior da vulva, perto da uretra e próximo da junção dos pequenos lábios, o clitóris é uma região constituída de tecido erétil.

Entre os principais diferenciais do clitóris está o fato de que ele é extremamente rico em terminações nervosas, estima-se que sejam em torno de 8 mil!

Devido à grande quantidade de terminações, essa região tem uma função importante no prazer feminino.

Entretanto, nem só de maravilhas vive o clitóris. Por ser uma área muito sensível, ele está sujeito ao surgimento de dores e incômodos.

Dor no clitóris

Já sentiu dor no clitóris?  Conheça as principais causas desse incômodo nos próximos stories:

Inflamação na vulva e no clitóris Quando não tratadas da maneira adequada, infecções como herpes genital e candidíase podem atingir a vulva e, mais especificamente, o clitóris.

De acordo com médicos especialistas, o surgimento de infecções na região está relacionado a certos tipos de hábitos, como, por exemplo, o uso de calcinhas de tecidos sintéticos.

Por isso, é sempre recomendado dar preferência às calcinhas de algodão, já que o tecido promove melhor respiração da pele, evitando assim, o surgimento de alergias, fungos e bactérias.

Alergia a produtos íntimos e cosméticos Geralmente, as alergias que se espalham para o clitóris estão relacionadas ao uso de produtos que afetam o pH da vulva.

Vulvodínia A vulvodínia também conhecida como vestibulite vulvar é uma doença caracterizada pela ardência e dor na área da vulva, podendo se estender para o clitóris.

Atrito em excesso durante o sexo Além do sexo, a dor também pode surgir durante a masturbação com movimentos intensos.

Seta

O que fazer para diminuir a dor no clitóris?

Evite usar roupas apertadas Roupas justas podem comprimir o clitóris. Por isso, prefira peças leves e soltas.

Estimule primeiramente as laterais  Na masturbação, comece a estimular as laterais com movimentos sutis para entrar no clima.

Use lubrificante O lubrificante ajuda a diminuir o atrito. Se for se masturbar no chuveiro, use lubrificantes à base de silicone.

Agende uma consulta com o ginecologista A identificação da real origem do problema é feita apenas por ginecologistas. Por isso, agende uma consulta com o seu médico.