Círculo traçado

FEMINISMO ONLINE

o impacto das Redes Sociais

O movimento feminista existe desde os meados do século XVIII, mas com as redes sociais, vira o feminismo online.as redes sociais geraram grande impacto nessa corrente de pensamento.

Seta

 feminismo antes das redes

As primeiras movimentações acerca da luta pelos direitos das mulheres foi durante a revolução francesa, em 1789.  No próximo século, elas começaram a lutar pelo voto.

Com o tempo, novas lutas foram travadas, a favor do aborto, divórcio e outras questões. Já, no Brasil, a luta começou a favor da educação. O feminismo passou por 3 ondas, iniciando a quarta.

Seta

A QUARTA ONDA: FEMINISMO ONLINE

Nessa onda, as lutas são ao combate contra o assédio, violência e feminicídios, mas também, a liberdade de corpos. E com ajuda das redes sociais, ampliou a discussão e os movimentos.

Confira alguns movimentos

Nossos Caleçons estão em promoção

Greve internacional feminina

No dia 8 de março, mulheres de 30 países aderiram à ideia de deixar os locais de trabalho. A ideia foi protestar contra a desigualdade de gênero e violência.

Mobilização chilena Aproximadamente 3 milhões de mulheres se reuniram para lutar pelos seus direitos e a renúncia do presidente, que conheciam os abusos sexuais cometidos pelos exército e não agiu.

Me too

Após uma denúncia contra o produtor de cinema Harvey Weinstein por assédio. Grandes nomes do cinema, relataram o que já haviam sofrido. Isso gerou uma onda de denúncias nas redes, com a #Me Too.

Primavera Feminista Em 2015, mais de 15.000 mulheres brasileiras foram as ruas para dizer chega ao machismo, por conta do assédio a participante do masterchef kids e a “Lei de Cunha.”

o papel das redes sociais 

Por mais que as redes sociais abram um espaço para comentários machistas, ela sobrepõe como um lugar seguro para mulheres se sentirem segurar, relatarem casos e organizarem movimentos como os vistos.