Licença amamentação: o que é? há previsão na CLT?

A importância da amamentação O aleitamento materno é importante tanto para a mãe, quanto para o bebê.

Benefícios do aleitamento materno para a mãe: - Aumento do vínculo afetivo com o bebê; - Aumento do fluxo de ocitocina; - Redução do risco de desenvolver câncer de mama, ovário e útero.

Benefícios do aleitamento para o bebê: – Fortalecimento do sistema imunológico; – Redução do risco de desenvolver diabetes, obesidade e hipertensão; – E melhora do desenvolvimento neurológico.

O que é licença amamentação? De acordo com o artigo 396 da CLT, a mulher tem assegurado o direito de amamentar o próprio filho durante a jornada de trabalho.

Basicamente, a lei prevê que a lactante desfrute de dois intervalos de 30 minutos destinados à amamentação do bebê até que ele complete seis meses.

A  lei também possibilita converter este intervalo na redução da jornada de trabalho, caso a empresa não ofereça um local adequado.

Quem tem direito à licença? Toda e qualquer mulher, empregada ou autônoma. O direito é garantido também para mães adotantes.

Sua volta ao trabalho está próxima? Confira nossas dicas: - Prepare-se com antecedência: Conte, se possível, com uma rede de apoio e ajuste as suas expectativas.

- Faça um estoque de leite: Organize o estoque de maneira otimizada para evitar o desperdício de leite materno.

- Prepare o bebê para a nova rotina: Antes de retornar ao trabalho, a mãe pode ordenhar o leite materno e ofecer ao bebê ao longo do dia.

- Ofereça o leite ao bebê da maneira correta: Caso a mãe não esteja presente, é recomendado oferecer o leite ordenhado ao bebê no copo, xícara ou colher.

- Faça intervalos regulares para manter a produção de leite: Para continuar a produzir leite no retorno ao trabalho, faça a ordenha em intervalos regulares ao longo do dia.

- Descongele o leite da maneira correta: Retire o leite do freezer para que ele descongele gradativamente dentro da geladeira. Em seguida, faça o processo de banho maria.