A presença das mulheres no mercado de trabalho, é uma luta constante. Desde a revolução industrial, as mulheres vêm lutando por um espaço decente no mercado de trabalho.
Mesmo com tanta luta, ainda precisamos fazer muito. Dessa forma, antes de analisarmos o cenário específico do trabalho, precisamos fazer um panorama da situação feminina ao longo.
Direito a educação Primordialmente, é preciso ter um ensino básico antes de exercer qualquer profissão remunerada. Foi só em 1827 que as mulheres começaram a frequentar escolas.
Direito ao voto Por influência do movimento de sufrágio, as mulheres brasileiras atuaram para ter o direito ao voto. E em 1932, a constituição foi alterada e incluiu o direito feminino de votar.
Segurança e lei contra violência Ademais, para a mulher adentrar o mundo do trabalho, era precisa de segurança. Por isso, o Congresso sancionou a Lei Maria da Penha em 2006.
Começaram a trabalhar em manufatura de armamento, para substituir os homens que estavam na guerra. Ganharam destaque como enfermeiras.
Maternidade Uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas mostrou que 48% das mulheres entrevistadas, perderam o emprego após a maternidade. Ou seja, o caminho ainda é difícil.