Embora pouco falada, a labioplastia é cirurgia bastante comum entre as mulheres que se sentem incomodadas com a região íntima.
Mas além de ser uma cirurgia voltada para a estética da região vaginal, também é indicada para tratar dor e desconforto causados pelos pequenos lábios.
O QUE É LABIOPLASTIA?
A labioplastia é a cirurgia íntima que tem como objetivo reconstruir os pequenos lábios em situações em que eles se projetam para fora da vulva.
Isso acontece porque, embora a vagina não tenha um padrão, naturalmente os grandes lábios terminam um pouco depois dos pequenos lábios, fazendo com que um fique dentro do outro.
Em casos específicos, os pequenos lábios acabam sendo maiores e se projetando para fora da vulva, causando desconforto e constrangimento para algumas mulheres.
Em quadros mais graves, os pequenos lábios podem acabar entrando no canal vaginal durante o sexo, causando dor e desconforto.
Além disso, a diferença no tamanho dos pequenos lábios também pode causar dor nas atividades do dia a dia e até mesmo dificultar a higienização da região íntima.
QUANDO A LABIOPLASTIA É RECOMENDADA?
A cirurgia é recomendada especialmente quando o incômodo com a área íntima acaba afetando a autoestima da mulher e seu psicológico.
Afinal, é muito comum que algumas mulheres evitem o sexo por vergonha da vagina, podendo até mesmo desenvolver problemas emocionais com isso.
A labioplastia também é recomendada para casos em que há dor e desconforto no dia a dia e durante o ato sexual, e quando a higienização é prejudicada.
EXISTE ALGUM RISCO EM TER OS LÁBIOS VAGINAIS MAIORES?
Na grande maioria dos casos, quando os pequenos lábios se projetam para fora da vulva, não há riscos para a saúde íntima da mulher.
Porém, em algumas situações, a higienização da área íntima pode ser prejudicada, contribuindo para odores desagradáveis e casos de infecções.
O grande problema está mais relacionado com a parte emocional e psicológica da mulher, já que em casos mais graves pode até mesmo deixar a paciente deprimida.
COMO A CIRURGIA É FEITA?
A cirurgia é feita com anestesia local e sedação leve, e o pós operatório não possui tantas recomendações.
Durante o procedimento, o profissional cortará a pele em excesso para reconstruir os pequenos lábios de forma que ele fique dentro dos grandes lábios.
Ao final, ele usará uma sutura com pontos absorvíveis para que a paciente não precise retirar os pontos no hospital.
No pós-operatório, a paciente deverá se abster de sexo durante 1 mês, fazer repouso de 7 dias e evitar exercícios físicos durante as primeiras semanas.
O preço da cirurgia pode variar entre R$3 mil e R$17 mil, dependendo do profissional.