Qual modelo ideal de pote para armazenar leite materno?
O leite materno é hoje considero o alimento mais saudável do mundo, e de acordo com a Organização Mundial da Saúde, deve ser o único alimento consumido pelos bebês até 6 meses de idade.
Para facilitar esse processo, muitas mães optam por fazer a ordenha, especialmente quando precisam voltar a trabalhar antes do bebê iniciar a introdução alimentar.
No entanto, no processo de ordenha e armazenamento do leite materno, surgem diversas dúvidas, especialmente a respeito do pote ideal para usar para congelar o leite.
Quais os benefícios da extração do leite materno
Diferente do que muitas mamães acreditam, a ordenha não é recomendada apenas para o armazenamento do leite para quem trabalha fora.
Isso porque, quando o seio está muito cheio, é indicado que a mãe faça a ordenha para evitar inflamações como a mastite, além de ser uma excelente forma de estimular a produção do leite.
Como escolher o modelo ideal de pote para armazenar leite materno?
Você pode optar tanto pelos potes de vidro, como pelos de plástico. Porém, tenha em mente que os potes de plásticos devem ser BPA free.
Além disso, ele deve ser indicado para congelamento, e suportar altas temperaturas, já que será colocado em água fervente.
Independente se o pote for de vidro ou plástico, deve ter a tampa de plástico e nunca de metal para facilitar a higienização.
Além desses dois modelos, você também pode escolher os saquinhos de armazenamento do leite materno, que é mais compacto.
Entre os três modelos, não existe um que seja mais indicado e você pode escolher de acordo com sua possibilidade de armazenamento.
Por exemplo, se você tem pouco espaço, pode optar pelos saquinhos, mas se tem mais espaço no freezer, pode escolher os potinhos de vidro ou plástico.
Vale lembrar que entre o plástico e o vidro, os potes de vidros são mais fáceis de higienizar e esterelizar.
Como fazer o armazenamento do leite da forma correta?
O primeiro passo para fazer o armazenamento corretamente é esterilizando todos os potes e recipientes onde o leite será guardado.
Para isso, ferva os potes e as tampas, e também as partes da bomba extratora que podem ser lavadas.
Em seguida, deixe secando em um escorredor e escolha um local tranquilo para fazer a ordenha.
Lave bem as mãos com água e sabão neutro e com uma gaze, limpe o bico dos seios com água morna.
Posicione a bomba corretamente em uma das mamas ou nas duas juntas, caso sua bomba extratora tiver dois coletores, e comece a ordenha.
O leite deve ser extraído até que você sinta seu seio vazio, a fim de conseguir tirar o leite em todas as suas etapas: a parte mais aguada que hidratada e a mais gordurosa que traz saciedade.
Assim que você tiver finalizado a extração, transfira o leite para os potes de armazenamento, etiquete com dia e hora e guarde no congelador.
Tenha certeza de que os potes ou saquinhos estão bem fechados para que o leite não vaze nem perca sua qualidade enquanto estiver no freeer.
Feito isso, ferva novamente as partes da bomba que podem ser levadas para higienizar. Deixe secar e guarde.
O leite pode ser armazenado na geladeira por até 12 horas, sempre na prateleira e nunca na porta, ou no freezer por 3 meses.
Porém, não é indicado oferecer o leite de mais de 15 dias para o bebê, já que conforme ele cresce, o leite muda de acordo com suas necessidades.
Na hora de descongelar, coloque o pote ou saquinho dentro de uma panela com água morna. Não coloque o leite em água fervendo nem no micro-ondas para não prejudicar suas propriedades.