Desde o nascimento a mulher produz hormônios sexuais (estrogênio e progesterona). Ao chegar na puberdade, os ovários amadurecem e a produção aumenta significativamente.
Assim que começa a menstruar (menarca), a reserva de folículos é utilizada até o momento da última menstruação (menopausa).
Irregularidade menstrual A mulher pode não menstruar em um mês, ficar meses sem notar sangramento ou menstruar duas vezes por mês.
Mudanças urogenitais A mulher pode ter dificuldade de esvaziar a bexiga, ter infecções que atingem a uretra e a bexiga e sentir dor para urinar.
DÚVIDAS FREQUENTES A mulher fica mais suscetível à osteoporose na menopausa? Sim. Isso pode acontecer devido à perda de cálcio e à alteração da microarquitetura óssea.
A menopausa atrapalha a saúde da mulher? Sim. Apesar de ser um evento fisiológico que acontece no transcorrer da vida da mulher, a menopausa pode adquirir um aspecto patológico.
Existem efeitos colaterais relacionados à TRH? Sim. Os mais comuns são dor mamária, dor de cabeça, indigestão, náuseas, sangramento vaginal e dor de estômago.