Conheça os sintomas da menopausa

O que é menopausa? Primeiramente é importante esclarecer o que é menoupausa. Isso porque o termo é utilizado frequentemente de maneira incorreta.

A menopausa é o nome que se dá a última menstruação. Geralmente, isso ocorre entre os 45 e 55 anos.

Casos em que a última menstruação é percebida por volta dos 40 anos recebem o nome de menopausa prematura ou precoce.

Arrow

Para entendermos o que é menopausa e porque ela acontece, é necessário explicarmos o ciclo reprodutivo feminino.

Ciclo reprodutivo 

Desde o nascimento a mulher produz hormônios sexuais (estrogênio e progesterona). Ao chegar na puberdade, os ovários amadurecem e a produção aumenta significativamente.

Assim que começa a menstruar (menarca), a reserva de folículos é utilizada até o momento da última menstruação (menopausa).

Geralmente, a mulher leva alguns meses para parar de menstruar completamente. Essa fase em que se nota uma insuficiência ovariana significativa é chamada de climatério.

O climatério é o momento que precede a menopausa e é caracterizado pela transição fisiológica da fase reprodutiva para a não reprodutiva.

Apesar de em alguns casos as fases do climatério e da menopausa serem assintomáticas, muitas mulheres apresentam sintomas em graus variados.

PRINCIPAIS SINTOMAS DA MENOPAUSA

Irregularidade menstrual A mulher pode não menstruar em um mês, ficar meses sem notar sangramento ou menstruar duas vezes por mês.

Alterações do sono Os níveis de estrogênio caem, a temperatura corporal se torna menos estável e os níveis de adrenalina aumentam, tudo isso leva a mulher a ter dificuldade para dormir.

Alterações na pele Geralmente, a mulher percebe que a pele perdeu o viço. O mesmo acontece com as unhas e o cabelo, que podem ficar mais finos e quebrar com facilidade.

Oscilações de humor  É comum a mulher sentir irritabilidade, melancolia, chorar com maior frequência e se sentir ansiosa.

Mudança na distribuição de gordura corporal O tecido fibroglandular mamário é substituído pelo tecido gorduroso

Maior risco de apresentar doenças cardiovasculares A doença coronariana é a principal causa de morte depois que a mulher passa pela menopausa.

Mudanças urogenitais A mulher pode ter dificuldade de esvaziar a bexiga, ter  infecções que atingem a uretra e a bexiga e sentir dor para urinar.

Como é feito o diagnóstico? O diagnóstico é feito após a mulher não apresentar sangramento em um período de 12 meses.

Principais tratamentos Reposição hormonal, alimentação saudável, prática de atividade física regular, não consumir álcool e não fumar são medidas que ajudam a diminuir os sintomas.

DÚVIDAS FREQUENTES A mulher fica mais suscetível à osteoporose na menopausa? Sim. Isso pode acontecer devido à perda de cálcio e à alteração da microarquitetura óssea.

A menopausa atrapalha a saúde da mulher? Sim. Apesar de ser um evento fisiológico que acontece no transcorrer da vida da mulher, a menopausa pode adquirir um aspecto patológico.

Como é feita a terapia de reposição hormonal (TRH)? A reposição hormonal pode ser feita de diferentes maneiras, desde a ingestão de comprimidos até o uso de géis e adesivos aplicados à pele.

Existem efeitos colaterais relacionados à TRH? Sim. Os mais comuns são dor mamária, dor de cabeça, indigestão, náuseas, sangramento vaginal e dor de estômago.