Benefícios da masturbação feminina: conheça os 5 principais
Os benefícios da masturbação feminina são diversos. Além de conhecer o próprio corpo e explorar a sexualidade, existem outros motivos para deixar de encarar o tema como tabu.
Veja abaixo quais são esses motivos e dicas para tornar esse momento especial e garantir uma experiência prazerosa.
Por que sexualidade feminina é um tabu?
Se você já se sentiu constrangida com a ideia de se tocar, saiba que muito provavelmente você não está sozinha.
Na verdade, a sexualidade feminina é vista na sociedade brasileira como um tabu e isso muito tem haver com influências culturais e religiosas.
Diferentemente dos meninos que são incentivados a iniciarem suas vidas sexuais tão logo entram na puberdade, boa parte das meninas não se sentem à vontade em falar sobre o assunto.
E esse constrangimento e falta de abertura acabam gerando problemas que perduram por muito tempo, como a falta de conhecimento sobre o próprio corpo e a dificuldade de atingir o prazer máximo durante a relação sexual.
Por isso, é essencial esclarecer antes de mais nada que o contato íntimo com o próprio corpo é um hábito saudável.
Benefícios da masturbação feminina
Estimula o autoconhecimento
Sem dúvida, o autonhecimento é um componente essencial para ter uma vida sexual prazerosa. Por isso, quem não tem receio ou vergonha de se tocar tem mais chances de estar em paz com a sua sexualidade.
Ao se masturbar, a mulher consegue identificar o que a agrada e não a agrada e dividir isso com o/a parceiro/a durante a relação sexual. Sem dúvida, essa é uma ótima maneira de evitar decepções e aumentar as chances de ter os tão sonhados orgasmos múltiplos.
Faz bem para o seu humor
Certamente, você já ouviu que ter orgasmos diminui o estresse. Se você já se perguntou se isso realmente procede, saiba que sim. Durante a masturbação, mais especificamente durante o orgasmo, o corpo libera serotonina, hormônio que melhora o humor, o sono e até mesmo o apetite.
Ou seja, a masturbação a deixará mais bem-humorada e fará muito bem para a sua qualidade de vida.
Aumenta a sensação de relaxamento
Além da melhora do humor, é possível também desfrutar de outros benefícios, como o aumento do relaxamento e a dimunição da ansiedade. Isso porque durante o orgasmo o corpo libera além de serotonina, ocitocina. Por isso, ao atingir o ápice do prazer, a mulher se sente mais calma e relaxada.
Alivia cólicas menstruais
Para quem sofre com cólicas menstruais, sabe o quão desagradáveis e doloridas elas podem ser, além de atrapalharem o dia a dia.
Por isso, alguns especialistas recomendam a prática da masturbação nesse período. E a explicação é simples: durante o orgasmo, o útero se contrai e a musculatura genital fica mais relaxada favorecendo a liberação do sangue menstrual e, consequentemente, o alívio das dores da cólica.
Melhora o desempenho sexual
Seria impossível não mencionar a melhora do desempenho sexual. Esse benefício está diretamente relacionado ao primeiro, ou seja, ao autoconhecimento. Porém para desfrutá-lo intensamente, além da estimulação clitoriana ou da penetração em si, é essencial explorar o seu prazer de outras maneiras.
Nesse sentido, toque diferentes partes do seu corpo como seios, pescoço e a parte interna da coxa para conhecer novas zonas de prazer.
Já se convenceu dos benefícios da masturbação feminina? Veja, então, algumas dicas essenciais para tornar o momento inesquecível:
Crie um clima
Dar asas à imaginação é essencial não só durante o sexo, mas também ao se tocar. Por isso, vale a pena criar um clima para curtir o momento. Nesse sentido, invista em algumas velas ou deixe a iluminação do quarto baixa.
Lembrando sempre que essa é apenas uma dica, se você prefere algo mais rápido e sem toda uma preparação, não tem nenhum problema.
Faça uma automassagem no corpo
Outra dica para deixar o momento ainda mais especial é fazer uma automassagem. Você pode, por exemplo, aplicar um óleo em todo o corpo, começar a massagear o seu pescoço e ir descendo para outras regiões que possam proporcionar prazer.
Não foque apenas em um sentido
Se você sempre se toca na mesma direção, saiba que talvez essa não seja a melhor maneira. Por isso, uma dica importante é mudar a direção dos movimentos para ajudar a ter orgasmos. Invista tanto no sentido horário quanto no anti-horário.
Explore toda a região
Inegavelmente, muitas mulheres focam apenas no clitóris durante a masturbação, já que essa é uma maneira rápida de alcançar o ápice. Porém, para conhecer novas zonas erógenas é essencial explorar a anatomia da vulva. Sendo assim, comece pelos lábios e toque diversos pontos.
Use a criatividade e aposte em posições diferentes
Por fim, uma dica muito boa é ser crativa e apostar em posições diferentes. Ao ínves de ficar sempre deitada, você pode se ajoelhar, ficar de ladinho, sentada em uma cadeira ou de diversas outras formas. Use e abuse da criatividade!
Gostou das nossas dicas? Aproveite para ler também: Zonas erógenas das mulheres: conheça as principais.