Calcinha fio dental é prejudicial para a saúde íntima?
A calcinha fio dental é hoje uma das peças mais famosas no guarda roupa das mulheres brasileiras, especialmente por representar a sensualidade e fazer com que a mulher se sinta mais atraente. Em casos específicos, algumas mulheres até mesmo acham a calcinha fio dental mais confortável, já que é menor e se adequa mais facilmente ao corpo femininmo. Mas será que a calcinha fio dental é prejudicial para a saúde íntima?
Antigamente, a calcinha fio dental não era uma peça tão usada pelas mulheres, mas com o passar dos anos e com a evolução do empoderamento feminino, a peça passou a ser uma grande realidade do universo das lingerie.
No entanto, por se tratar de uma peça menor e fabricada na maioria dos casos em tecidos sintéticos que abafam a região se usados diariamente, criou-se uma crença de que a peça seria prejudicial para a saúde da região íntima.
Para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto, separamos um post explicando mais sobre os malefícios da calcinha fio dental e quando usar esse modelo. Confira a seguir!
Como é a modelagem da calcinha fio dental?
A calcinha fio dental pode ser fabricada de diversas formas possíveis, sendo as mais comuns a de fio duplo e a sexy.
A de fio duplo é o modelo que conta com dois fios e tecido duplo na parte de trás, formando um desenho mais bonito do bumbum. Por não ter costura aparecendo, a calcinha de fio duplo normalmente não marca na roupa.
Leia também Como escolher a calcinha invisível ideal para cada ocasião
Por ter dois fios embutidos, a calcinha de fio duplo tende a ser mais confortável, e hoje é a preferência de muitas mulheres para ir à academia em dias alternados.
Leia também Calcinha fitness: Qual o modelo ideal para roupa de academia que não marca?
Enquanto isso, a calcinha fio modelo sexy conta com apenas um fio na parte de trás, que pode ser desconfortável para ser usada no dia a dia e é indicada para ocasiões e eventos especiais prezando pelo conforto.
Calcinha fio dental é prejudicial para a saúde da região íntima?
Embora exista uma grande preferência pelo modelo, quando não é usada corretamente, a calcinha menor pode, de fato, ser prejudicial para a região íntima. Isso acontece porque o tecido desse modelo de lingerie fica em contato direto com a região do anus, e pode acabar levando as bactérias perianais para a vagina conforme a mulher se movimenta no dia a dia.
Além disso, as calcinhas fio fabricadas em tecido sintético abafam ainda mais a região e não deixam a área vaginal respirar adequadamente. Junto, não absorvem toda a umidade natural e a unidade causada pelo excesso de calor, deixando o ambiente úmido e quente, o que contribui para a proliferação ainda maior de bactérias.
Outro grande problema é que existem modelos fio que são mais apertadas, o que prejudica a saúde da pele da região íntima e pode contribuir para quadros de infecções e inflamações locais.
- Com o passar dos dias, o uso contínuo da calcinha fio dental pode provocar uma série de problemas como:
- infecções;
- candidíase;
- pelos encravados;
- foliculite;
- alergia;
- lesões na pele.
Como usar calcinha fio dental para não prejudicar a saúde íntima?
Além de usar a calcinha em modelo fio apenas em dias alternados, prefira sempre modelos fabricados de algodão para o dia a dia. Deixe os modelos de tecidos sintéticos e rendas para usar em ocasiões especiais, e em dias que não estiver usando a calcinha fio dental, opte por modelos como a básica, tanga ou caleçon.
Quando evitar a calcinha fio dental para preservar a saúde íntima?
Período menstrual
Outro cuidado é evitar o uso de modelos fio nos dias em que você estiver menstruada, mesmo que você use absorvente interno ou coletor menstrual. Isso porque, por se tratar de uma calcinha menor, a área íntima tende a ficar mais exposta a possíveis bactérias que podem acabar afetando a região que está mais sensível durante esse período.
Para esses dias, escolha calcinhas maiores e de algodão, prezando também pelo conforto, já que durante esses dias a mulher tende a se sentir mais inchada, e as calcinhas menores poderiam acabar apertando a pele.
Com shorts e saias curtas
A calcinha fio dental também deve ser evitada em looks com shorts curtos ou saias curtas, especialmente se você for usar acentos de uso comum como cadeiras e especialmente transporte público. Afinal, muitas pessoas acabam se sentando nesses lugares, e a calcinha menor e mais cavada acaba deixando a área desprotegida e mais suscetível à infecções por microrganismos que podem estar nesse local.
Para provar roupas novas
O mesmo acontece na hora de provar roupas novas em trocadores de lojas: muitas pessoas acabam provando a mesma peça, e você pode acabar contraindo doenças como candidíase se a região íntima entrar em contato com essas bactérias. Para essas ocasiões, use sempre calcinhas maiores como básicas e tangas.
Também é importante lembrar-se de lavar todas as roupas novas antes de usar, especialmente as lingerie. Isso porque, por mais que as calcinhas não sejam provadas nos trocadores, a exposição na loja ou na fábrica pode fazer com que você entre em contato com microrganismos ou agentes alergênicos, causando infecções, inflamações e irritações.
Na academia
Mesmo que esse modelo de lingerie seja um excelente modelo para a academia, já que que não marca na legging e oferece maior conforto na hora de repetir os movimentos dos exercícios, durante a prática de atividades físicas a tendência é que a área íntima sue ainda mais, aumentando a unidade local.
Junto com esses problemas, com os movimentos repetitivos pode acabar levando bactérias perianais para a região vaginal e contribuir para uma proliferação bacteriana ainda maior.
Caso use esse modelo para treinar na academia, dê preferência para os modelos fio fabricadas em algodão e alterne com outros modelos maiores, evitando colocar sua saúde íntima em risco.
Agora que você viu que calcinha fio dental é prejudicial para a saúde íntima apenas quando os cuidados necessários não são tomados, você já pode escolher modelos variados de calcinha para ter uma diversidade maior de lingerie para usar em cada ocasião específica.