|

É necessário de quanto em quanto tempo reaplicar o protetor solar?

Um bom protetor solar é um item essencial para as suas férias de verão assim como também para o dia a dia, mesmo que algumas pessoas esquecem ou ignoram esse fato por conta de toda a correria do cotidiano. Mas além de usar todos os dias, muitas pessoas têm dúvidas frequentes como: De quanto em quanto tempo reaplicar o protetor solar? Quais os benefícios de usar o produto diariamente? E muitas outras.

Para acabar de vez com as suas dúvidas, saiba agora no nosso post todas as informações necessárias para se proteger todos os dias da maneira mais recomendada e adequada, independente da correria do dia a dia.

Benefícios de usar o protetor solar diariamente

Utilizar o protetor solar da forma correta pode trazer alguns benefícios para você e sua pele, seja do corpo ou do rosto. Ele é indispensável para se proteger contra os raios solares nocivos a nossa pele e saúde e mantê-la mais jovem, saudável, prevenir contra rugas, linhas de expressão e o envelhecimento antes do tempo.

Sem o uso adequado nosso corpo fica propenso a manchas, oleosidade excessiva, ressecamento, e claro, o câncer de pele.

Atualmente no mercado de dermocosméticos é possível encontrar protetores solares adequados para diversos tipos de pele para atender da melhor maneira, existem fórmulas adequadas para pele seca, oleosa e até alguns com anti-idade na fórmula para peles mais maduras que além de proteção, precisam de tratamento.

Áreas do corpo que precisam de atenção e protetor solar e não podem ser esquecidas

Além de lugares que sempre lembramos de passar protetor solar como rosto, braços, pernas e tronco, existem pequenas partes que podem ser esquecidas na hora de passar e que são propensas a queimaduras da mesma forma e que se acabam queimadas pode ser um grande incômodo.

Mãos com manchas causadas pelo envelhecidmento e sol
  • Nuca: A mesma é sempre esquecida nessas horas, principalmente em casos de cabelos longos, já que para muitos o cabelo vai proteger a área,o que  obviamente não acontece. Para que isso não aconteça, prenda os cabelos na hora de passar o produto, assim, a nuca não vai ser esquecida ao passar protetor nas costas.
  • Lábios: Assim como o rosto, os lábios também precisam de cuidados especiais na hora da exposição excessiva ao sol, além de ser sensível a rachaduras e queimaduras. Para se proteger adequadamente já é possível encontrar lip balms com FPS para essa região em qualquer farmácia ou site.
  • Mãos: As mãos são regiões que costumam sofrer com envelhecimento precoce, é só reparar que  muitas pessoas possuem a região com manchas e queimaduras causadas principalmente pelo esquecimento de aplicar protetor solar nas mãos, que precisa de atenção assim como outras partes do corpo.
  • Orelhas: Essa parte do corpo é esquecida pelo mesmo motivo da nuca, cabelos longos em sua grande maioria, porém vale lembrar que sim, as orelhas podem, sim, sofrer com queimaduras e pode ser bem chato e incômodo. Para evitar isso, você pode até mesmo passar o protetor solar facial nele após o aplicar no rosto.
  • Pés: Quem nunca já ficou ou viu aquela (não tão) incrível marca do chinelo nos pés após o verão? Isso se dá principalmente pelo esquecimento de aplicar protetor solar nessa parte do corpo que costuma ficar muito à mostra e exposta ao sol ao usar sapatos abertos ou até mesmo ficar descalça na praia. Não esqueça de proteger essa parte, já que quando queimada pode impossibilitar até o uso de muitos calçados.

De quanto em quanto tempo reaplicar o protetor solar? Por quê?

Ao longo das horas o protetor solar vai perdendo sua eficácia e proteção por conta dos raios solares e até mesmo por conta da poluição em centros urbanos. Por isso recomenda-se a reaplicação do mesmo a cada 2 ou 3 horas e também o retocar toda vez que sair do mar ou piscina.

Em algumas marcas pode se ter recomendações de tempo maior ou menor a esse, então recomendamos ler o rótulo do seu produto e ver qual a recomendação do fabricante para maior eficácia e proteção.

Pessoa com roupa branca e pote com protetor solar

Perigos da exposição solar excessiva

A radiação solar (exposição natural à radiação UV) pode atingir as pessoas de três maneiras: diretamente, dispersa em céu aberto e refletida no ambiente. As pessoas que se expõem ao sol de forma prolongada e frequente constituem o grupo com maior risco de contrair câncer de pele, principalmente aquelas de pele, cabelo e olhos claros.

Ministério da Saúde 

O clima tropical do Brasil traz muitos riscos para pessoas que não se protegem adequadamente, podendo ter problemas imediatos e futuros de pele, como manchas, envelhecimento precoce, insolação, além de aumentar os riscos de câncer de pele. O sol deve ser tomado com cuidado especial e em pequenas doses para que riscos como esse diminuam.

Aplicar protetor solar, usar óculos de sol, bonés, chapéu e se abrigar do sol após muitas horas de exposição solar devem ser realizados sempre que possível, e claro, beber bastante água para se manter hidratado.

Qual a idade ideal para começar a usar o protetor solar?

Além da importância, e de quanto em quanto tempo reaplicar o protetor solar, pouco se fala que o mesmo pode e deve ser usado desde a infância até a velhice, já que é o mesmo que vai possibilitar e ajudar ao câncer de pele não se desenvolver.

Vale ressaltar que o protetor solar pode começar a ser usado a partir dos 6 meses de idade e que antes disso deve-se tomar cuidado com a exposição solar de bebês.

Leia também: O que é fator de proteção solar (FPS) e como identificar o ideal?

Resuminhos

Posts Similares