Conheça o popular e problemático old money style
Se você é uma das pessoas antenadas nas últimas tendências de moda, deve ter visto nas suas redes sociais a ascensão e discussão sobre o old money style, a estética muito usada por o que se pode chamar de ricos de berço.
A moda acabou viralizando em redes sociais como TikTok saindo do nicho de pessoas que realmente usam essa estética a anos. O mesmo tem suas problemáticas, mesmo que uma grande popularidade.
Para te ajudar a entender melhor o old money style, selecionamos todas as informações necessárias para adicionar ou não essa estética a sua vida e guarda-roupa.
O que define o old money style?
Essa tendência se baseia naquela imagem e grupo de pessoas com dinheiro de gerações atrás, os famosos herdeiros. O próprio nome já diz muito, dinheiro velho, ou seja, uma longa geração e família com riqueza garantida para essa e as próximas gerações.
Um ótimo exemplo desse estilo são os personagens da série Gossip Girl (2007), como a icônica e atemporal Blair Waldorf (Leighton Meester) e Nate Archibald (Chace Crawford).
A aesthetic carrega muito do estilo e tendência Preppy, o qual é uma moda muito associada àquelas roupas mais engomadinhas e certinhas, que beiram as roupas de escolas particulares americanas e britânicas.
O que marca muito o old money style é o uso de roupas de esportes muito praticadas por pessoas de maior poder aquisitivo, como golfe, tênis e hipismo.
Ainda que leve o nome de velho, o old money é uma tendência que surgiu apenas nos anos 70 e se tornou atemporal para algumas pessoas que tinham e tem esse estilo antes mesmo de viralizarem no TIk tok.
E sabemos que a alta ou queda de estilos e tendências faz parte da moda mais popular, e no momento ele faz oposição às aesthetics mais casuais e street que ficaram em alta nos últimos 2 anos.
Controvérsias e problemáticas
Como já falamos aqui no post, essa moda está muito associada à ideia de dinheiro, de vir de uma família abastada há gerações, e por isso pode dar a impressão de associar ser o que você não é, assim como também pode criar e reforçar a falsa ideia que para ter dinheiro você precisa se vestir de uma forma específica.
E claro, muitas vezes ostentar bolsas e roupas caríssimas é quase que uma falta de noção da realidade econômica que muitas pessoas estão passando atualmente.
Apesar dessas controvérsias, é possível aderir e usar o old money style, já que muitas lojas tornaram e estão tornando essa moda mais acessível para diversas pessoas de classes sociais menos favorecidas financeiramente. A Shein é um ótimo exemplo, onde você pode encontrar peças de roupas muito parecidas com aquelas caríssimas de alta costura em preços mais acessíveis de se pagar.
Usar o old money sem ser old money de fato é uma forma de ressignificar símbolos que por muito tempo foram de classes elitistas.
Entretenimento e comportamento
O old money é um estilo clássico e elegante, e sofre muita influência da cultura europeia mais formal, com uma abordagem mais conservadora que outras aesthetics.
No entanto, isso não significa que essa moda seja entediante e monótona, pelo contrário, essa moda oferece muitas opções para se divertir e se entreter.
Um dos principais passatempos no old money style é o ato de se vestir, a escolha das roupas é cuidadosamente planejada e muitas vezes é considerada uma forma de arte, gastando consideravelmente uma bela quantidade de horas para escolher roupas certas para ocasiões.
Outro aspecto do entretenimento na aesthetic é a presença em eventos sociais exclusivos, como bailes de gala, coquetéis e jantares. A moda também oferece inúmeras atividades ao ar livre, como passeios a cavalo, caça e pesca.
As pessoas dessa tendência são conhecidas por seus gostos refinados e muitas vezes dedicam tempo a hobbies como leitura, música e colecionismo.
Já o comportamento old money, é caracterizado por uma série de valores e atitudes que refletem a tradição e a sofisticação das famílias ricas e poderosas. Uma das principais características é o respeito pela etiqueta e pelas normas sociais, evitando, comportamentos que possam ser considerados grosseiros ou ofensivos.
As pessoas que seguem essa tendência evitam ostentação e exibicionismo, preferindo uma abordagem mais discreta e reservada, valorizando a educação e a cultura, a responsabilidade social e a integridade e honestidade.
Características do old money style
1- Peças-chave
Roupas de alfaiataria e estampas xadrez são comuns e clássicas no estilo old money, tudo perfeitamente ajustado e certinho para o corpo, dando a impressão de que foi feito sob medida.
Se baseia em roupas de marcas de alta costura como Hermès, Chanel e Ralph Lauren.
2- Roupas de esportes de elite
A elite costuma ter o hábito de praticar esportes, mas de nicho de quem possui dinheiro, como o tênis e golfe que possuem roupas tradicionais, como a saia de pregas, blusas polo e até vestidos mais elegantes.
Outra peça bastante usada são os lenços, que são usados com frequência para amarrar o pescoço no hipismo.
3- Maquiagem de bonita
Sabe aquela maquiagem que não passa a impressão de estar maquiada? Essa é a escolha principal para quem adotou e tem esse estilo, já que o old money style foge de excessos e contrastes muito grandes, preferindo o simples e bonito.
4- Cabelos alinhados e impecáveis
A estética segue a linha da maquiagem, dando preferência ao menos é mais, porém sempre bem alinhados e com aspecto de cuidado, quase como se saísse do salão de beleza todos os dias.
Às vezes há uso de pomadas e gel para manter os fios no lugar, e por isso podemos ressaltar a problemática de sempre associar esse estilo a cabelos lisos.
Para acessórios costuma-se usar joias delicadas, pérolas e bastante peças em dourado.
Embora o old money style tenha seus problemas e controvérsias, esse é um estilo que pode e deve ser usado por qualquer pessoa que deseje, você não precisa ser uma herdeira(o) para se vestir dessa forma. Use elementos desse estilo com o seu próprio e crie um único só para você.
Leia também: Estilo indie: Fique por dentro da volta dessa tendência vintage
Gostou do conteúdo que acabou de ler?
Em nosso blog, nos dedicamos a explorar todas as nuances deste fascinante universo feminino. Dentre os mais variados assuntos, você também pode encontrar dicas para escolher a lingerie perfeita que atenda às suas necessidades e estilo. Entendemos a força e importância de uma lingerie para aumentar a autoestima, valorizar o corpo e fazer qualquer mulher se sentir ainda mais sensual nos momentos entre quatro paredes.
Aqui, você encontrará uma variedade incrível de modelos, cores e tamanhos, perfeitos para valorizar suas curvas e realçar sua beleza natural. Aproveite nossa seleção especial e descubra a combinação perfeita de estilo e sofisticação para todas as ocasiões, seja para uma noite romântica ou para se sentir mais confiante no dia a dia.