3 Dicas de como usar lubrificante
Para quem está iniciando a vida sexual ou usou poucas vezes lubrificante durante o sexo, possivelmente ficou em dúvida sobre a melhor maneira de utilizá-lo.
Por isso, mostramos abaixo o que é lubrificante, para que serve, os diferentes tipos, dicas de uso e maneiras inusitadas de usar o produto. Confira!
O que é lubrificante?
Lubrificante íntimo é uma substância utilizada especificamente para a prática sexual.
Apesar de poder ser usado por todas as mulheres, ele é indispensável para aquelas que não possuem lubrificação natural suficiente. Se esse é o seu caso, considere adquirir um.
Dessa maneira, é possível evitar ou pelo menos diminuir o desconforto, dores e até mesmo o surgimento de fissuras no canal vaginal causadas por atritos intensos durante a penetração.
Para que serve?
Antes mesmo de pesquisar “como usar lubrificante”, você deve ter se questionado para que ele serve.
Basicamente, o produto tem como finalidade umidificar as regiões íntimas e facilitar a penetração. Você pode usá-lo tanto na vagina, quanto no ânus.
Além de diminuir o atrito do pênis e facilitar o seu deslizamento, ele também é um importante aliado na hora de utilizar um sex toy ou os dedos.
Apesar de algumas pessoas torcerem o nariz para o lubrificante por achar que ele diminui o prazer, na verdade, segundo especialistas, o efeito é contrário. Ao usar o produto é possível aumentar as chances de orgasmos durante a relação, já que para alcançar o ápice do prazer, a lubrificação é um componente essencial.
Tipos de lubrificante íntimo
Quem já fez uma pesquisa sobre o assunto, certamente encontrou diferentes tipos de lubrificante. Existem aqueles mais tradicionais, assim como também produtos com finalidades específicas como vibrar, excitar e sensibilizar a região da garganta. Outra diferença importante é em relação aos componentes.
Ficou confusa? Calma, explicamos abaixo o que é cada um deles:
Os principais componentes:
Lubrificantes à base de água: sem dúvida, este é o tipo ideal para quem sofre com alergias, já que o produto é hipoalérgico. Outro diferencial é o fato de que ele não reage com o látex do preservativo, sendo muito mais seguro.
À base de silicone: uma das principais diferenças do lubrificante à base de silicone em relação ao anterior é que ele possui uma textura mais densa, por isso, costuma ser mais difícil de fazer a limpeza de roupas e lençóis. Porém, ele também é uma opção segura por não reagir com o látex.
Lubrificantes à base de óleo ou petróleo: se você nunca viu esse produto por aí, saiba que existe uma explicação: ele deixou de ser tão comercializado como antes por contar na sua fórmula com derivados de substâncias que podem reagir com o látex, comprometendo a segurança na hora do sexo. Além de nada seguro, em comparação com os produtos à base de água e silicone, sua consistência é mais densa.
Produtos com diferentes finalidades:
Lubrificantes que excitam: é inegável que o mercado de produtos íntimos cresceu nos últimos anos e o lubrificante é um dos exemplos que mais confirma essa evolução. Isso porque atualmente é possível encontrar produtos que esfriam, pulsam, vibram e que proporcionam relaxamento para a prática do sexo anal. Sendo assim, se a ideia é inovar na cama, considere utilizar um produto que deixe as preliminares mais interessantes e que desperte a criatividade.
Lubrificantes vibratórios: e por falar em inovar na cama, os géis lubrificantes vibratórios são ótimas opções para essa finalidade. Os produtos proporcionam a sensação de vibração, pulsação e aquecimento. Além de ser ideal para o sexo, ele também vai tornar a masturbação muito mais excitante.
Agora que você já sabe o que é, para que serve, os diferentes tipos, veja como usar o lubrificante:
Dicas de como usar lubrificante
Passe o produto na região
Após escolher o produto ideal de acordo com o seu objetivo, passe uma pequena quantidade na área externa da vagina e no pênis. Para deixar o momento mais excitante, peça para o seu parceiro fazer isso por você. Caso necessário, reaplique o lubrificante íntimo.
Mas, atenção! Antes de utilizar o produto, certifique-se de que ele é seguro para ser utilizado com preservativo.
Utilize o lubrificante nas preliminares
Se você curte utilizar sex toy durante o sexo, aplique um lubrificante para que ele deslize com maior facilidade e proporcione ainda mais prazer.
Porém, antes de utilizar um vibrador ou outro produto que tenha contato com a vagina ou seja introduzido é essencial lavá-lo seguindo as orientações do fabricante. Geralmente, é indicado lavar o brinquedo com água e sabão neutro.
Não use o produto em excesso
Independente do momento em que o lubrificante for usado, lembre-se de não exagerar. O exagero pode fazer com que o preservativo saia do lugar.
Agora se você já é experiente e quer partir para algo um pouco mais criativo, veja algumas possibilidades:
Para masturbação
Além das preliminares e do sexo em si, você também pode usar o produto sozinha durante a masturbação com as próprias mãos ou com um bullet (aparelho redondo que estimula o clitóris).
Durante o sexo oral
Outra possibilidade é utilizar um lubrificante com sabor durante o sexo oral. Apesar de não ter nada errado com o gosto original da região íntima, usar um lubrificante com sabor de morango ou outras frutas pode deixar o momento a dois mais divertido.
Para massagear os mamilos
Por fim, uma possibilidade inusitada e pouco conhecida é usar o lubrificante para estilmular os mamilos. Para algumas pessoas, essa é uma região extremamente sensível e que proporciona muito prazer, por isso, além da língua, experimente também usar um lubrificante para massagear a região.
Gostou das nossas dicas? Aproveite para ler também: Zonas erógenas das mulheres: conheça as principais.