Faz mal usar calcinha fio dental diariamente? Quais são os riscos?
Com a popularização do uso das calcinhas fio dental, muitas mulheres começaram a se preocupar com os riscos que a peça poderia trazer para a saúde íntima, já que por ser menor, os modelos fio dental podem contribuir para o aumento de bactérias na região da vagina. Mas será que faz mal usar calcinha fio dental diariamente?
Antigamente, a calcinha fio dental era vista como uma peça vulgar e existia um enorme tabu sobre o uso desse modelo de lingerie, o que fazia com que poucas mulheres de fato se preocupassem com as consequências do uso constante dos modelos menores de calcinha.
No entanto, ao decorrer dos últimos anos a calcinha fio dental se tornou não somente uma peça sensual no guarda roupa femino, mas também uma opção de conforto e praticidade para ser usada em diversas atividades do dia a dia. O que acabou gerando uma grande confusão a respeito dos malefícios que o uso constante da peça poderia trazer.
Para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto, separamos um post explicando mais sobre quais as consequências em usar calcinhas fio dental todos os dias e qual a melhor frequência para uso da peça. Confira a seguir!
Por que não devo usar a calcinha fio dental todos os dias?
O uso diário dos modelos de calcinha fio dental pode colocar em risco a saúde da região íntima da mulher por se tratar de um modelo menor e que fica em contato direto com a região do anus. Como consequência, as bactérias que existem na área perianal migram com mais facilidade para a vagina, contribuindo para quadros de infecção mais recorrentes.
Os riscos ficam ainda mais graves se levarmos em consideração a umidade local e os movimentos feitos durante o dia: quanto mais a mulher se movimenta, mais bactérias são levadas até a região vaginal, que junto com o ambiente naturalmente úmido, se proliferam e aumentam o desenvolvimento de infecções.
Como normalmente as calcinhas fio dental são fabricadas em tecidos sintéticos, a umidade local não é contida e a região não fica adequadamente arejada, o que cria um cenário perfeito para que as bactérias se multipliquem.
Quanto mais frequente é o uso da peça, mais bactérias migram para a área da vagina e maior recorrência de infecção no local. Entretanto, esse risco pode ser minimizado e o modelo for usado com menos frequência e em dias alternados, e você evitar ao máximo usar a calcinha fio dental diariamente.
Quando esse risco aumenta?
Durante o período menstrual, os riscos de infecção são ainda maiores, especialmente pela diferença no pH da vagina e do sangue, fazendo com que durante esses dias a região fique mais sensível às bactérias.
Quando a mulher usa a calcinha fio dental durante a menstruação, mesmo que esteja usando absorventes internos, a tendência é que esses riscos sejam ainda maiores.
O mais indicado durante esses dias é optar por modelos de tecidos de algodão e maiores, como as tangas ou modelos biquini que permitem que a área da vagina fique mais arejada e diminua a umidade local, além de não ficare em contato direto com a região anal.
Qual o modelo de calcinha mais indicado para usar todos os dias?
Não existe um modelo de calcinha que seja mais indicado para o uso diário, sendo necessário apenas ficar atenta a alguns fatores.
Para usos recorrentes, o ideal é que você opte por modelos que sejam fabricados em algodão para conter a umidade natural da região vaginal e evitar que você fique úmida durante todo o dia, além de ser importante que o modelo não fique diretamente em contato com a área perianal para não levar as bactérias da região para a vagina.
Junto, o modelo ainda deve ser confortável para usar todos os dias e para não interferir nas atividades como ir à academia, atrapalhar, andar, agachar etc.
Isso não significa que você não possa usar modelos de calcinha fio dental ou outros modelos menores de vez em quando, para ocasiões especiais ou para conforto. Lembre-se apenas de não usar a peça mais de 3 vezes na semana e opte por usá-lo em dias alternados para diminuir os riscos de possíveis infecções.
Quais cuidados ter ao usar calcinha fio dental?
Por ser um modelo menor, a calcinha fio dental deixa a região da vagina exposta a mais bactérias e é importante ficar atenta a certas situações para evitar o contato direto com bactérias externas, como por exemplo usar shorts e saias curtas e provar roupas em lojas.
O uso de peças mais curtas e a prova de roupas em lojas devem acontecer apenas quando você estiver usando calcinhas maiores e de tecido de algodão para diminuir o risco de infecções por contato, especialmente quando for provar roupas em lojas onde várias pessoas costumam frequentar, colocar a mão e provar.
Outra dica é sempre deixar as calcinhas secarem no sol, já que as altas temperaturas matam as bactérias que possam ter ficado no tecido enquanto secam. Em dias nublados, depois que a peça estiver seca, você pode passar a parte que fica em contato com a região vaginal com o ferro quente.
Na hora de lavar suas lingeries, prefira sempre sabão neutro e vinagre de álcool para ajudar a higienizar as peças corretamente – vale ressaltar que o vinagre de álcool não deixa cheiro na peça, especialmente depois de aplicar amaciante.
Agora que você aprendeu que usar calcinha fio dental diariamente faz mal, diversifique seu guarda roupa e escolha outros modelos de lingerie que além de confortáveis, também podem ser sensuais e românticas, e deixe os modelos fio dental para ocasiões mais especiais.