Sexo na gestação: É permitido? Há contraindicação?
A gestação é um dos momentos da vida da mulher que geram mais dúvidas, especialmente quando o assunto é o que pode ou não pode fazer, já que por estar gerando uma vida dentro de si a mulher deve ter cautela com algumas atividades, incluindo as relações sexuais. Mas será que pode fazer sexo durante a gestação ou existe alguma contraindicação?
Essa dúvida surgiu em decorrência do grande medo das gestantes do parto prematuro, levando em conta que durante o ato sexual o pênis chega perto do útero e os hormônios liberados acabam causando pequenas contrações uterinas. Com isso, as mulheres desenvolveram um certo receio de se relacionar com o parceiro e acabar entrando em trabalho de parto antes de hora ou até mesmo machucar o bebê durante o ato.
Para lhe auxiliar e tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto, separamos um post falando mais sobre o sexo na gestação, quando é permitido e quem deve evitar. Confira a seguir!
Todas as mulheres podem fazer sexo na gestação?
Nem todas as mulheres podem fazer sexo durante a gestação, embora o ato em si não traga grandes problemas nem cause o parto prematuro em gestações saudáveis. O que acontece é que mulheres com histórico de aborto, gravidez de risco e outros problemas devem ter um pouco mais de cautela e consultar o médico que acompanha o pré-natal para verificar se pode ou não fazer sexo na gravidez.
Já em casos de descolamento de placenta e outros problemas mais graves que obrigam a mulher a ficar de repouso, o ato sexual deve ser evitado completamente.
No mais, em gestações saudáveis, vale atentar-se apenas a alguns fatores como se há ou não infecções urinárias e genitais para não causar complicações.
Quando a mulher deve evitar o sexo na gestação?
Alguns casos graves em que a mulher deve evitar completamente o ato sexual na gestação são:
- infecções graves;
- rotura da bolsa amniótica;
- placenta prévia;
- ameçada de aborto;
- deslocamento da placenta.
Um dos principais motivos de se evitar o ato sexual nessas situações é que ao chegar ao orgasmo, o útero da mulher contrai, o que pode gerar cólicas e até contrações, dependendo do quadro da paciente.
Existem benefícios para a prática de sexo durante a gravidez?
Embora poucas pessoas saibam, o sexo durante a gestação é um excelente exercício físico para a muscualtura perineal e também para a mobilidade pélivica, sendo também um excelente aliado para mulher que pretende ter um parto normal.
Isso acontece porque durante o sexo toda a musculatura da entrada da vagina contrai e relaxa, o que prepara o canal para o parto deixando-o mais flexível e favorável à passagem do corpo e cabeça do bebê. Junto, a mobilidade pélvica é facilitada, deixando os ligamentos pélvicos da mulher mais soltos e mais fáceis de se abrirem durante o parto.
Do ponto de vista hormonal, o sexo é uma das melhores formas de aumentar a oxitocina no corpo feminino. Além de ser conhecido como o hormônio do amor, a oxitocina é também o hormônio que induz o trabalho de parto e que auxilia a mulher na dilatação.
A oxitociona liberada durante o sexo não traz riscos de parto prematuro?
Embora de fato seja liberada uma grande quantidade de oxitocina quando a mulher chega ao orgasmo, essa quantidade não é o suficiente para induzir o parto prematuro em gestações saudáveis, sendo até mesmo indicado o ato sexual para que a mulher tenha uma gestação mais relaxada, e durante as últimas semanas, para ajudar a induzir o trabalho de parto de forma natural.
A mulher fica com a libido mais alta durante a gestação?
Embora na maioria dos casos as mulheres sintam um aumento da libido durante a gestação graças a alterações hormonais naturais da gravidez, que favorecem o fluxo de sangue na região genital e aumenta a exictação e lubrificação da mulher, nem todas as mulheres sentem um grande desejo ou se sentem confortávies em ter sexo na gestação.
Isso acontece especialmente nas primeiras semanas, quando a mulher sente muito enjoo, sono e cólicas, o que pode causar uma grande queda na libido.
Outro motivo que leva a mulher a não ter interesse em sexo na gestação pode estar ligada com um grande tabu e aos mitos em relação ao sexo na gravidez, especialmente vindo de pessoas mais antigas.
Benefícios para o casal
Além de ser benéfico para a mãe e para o parto, o sexo durante a gestação também é uma ótima forma de criar um vínculo maior de confiança entre o casal, além de melhorar a autoestima e humor da mulher. Junto, o ato sexual ainda libera hormônios como endorfinas, o que contribui para diminuição de sintomas da ansiedade e aumento da sensação de bem-estar e equilíbrio emocional.
O que o bebê sente na barriga durante o sexo na gestação?
Uma das maiores dúvidas sobre o assunto é o que o bebê sente quando a mãe faz sexo na gestação.
De acordo com especialistas, o bebê sente uma grande sensação de prazer, embora não saiba o que de fato está acontecendo. Isso acontece porque durante o ato, o feto recebe uma quantidade maior de fluxo sanguíneo, o que lhe promove uma sensação boa e prazerosa que se intensifica durante o orgasmo da mulher, já que a endorfina liberada passa pelo cordão umbilical e chega até o bebê.
E não precisa se preocupar: o bebê não sente o pênis no colo do útero, já que o tampão mucoso protege a placenta e o útero de bactérias e quaisquer corpos estranhos. Além disso, a vagina possui uma elasticidade natural que faz com que ela duplique de tamanho, evitando que o pênis chegue no útero.
O que pode acontecer em alguns casos é o órgão chegar no colo do útero, mas ele não consegue alcançar dentro do útero onde o bebê está, já que o colo possui uma média de 5 centímetros e serve como proteção junto com o tampão mucoso.
Agora que você viu que sexo na gestação é benéfico para quem tem uma gravidez saudável e livres de riscos, você pode manter suas relações sexuais com seu parceiro sem culpa e sem medo, desde que seu médico esteja de acordo. Uma dica é sempre inovar com lingeries sexy para que você se sinta mais confiante e atraente, aumentando sua autoestima e sensação de bem-estar.