Mão com desenho feito com protetor solar

Qual a diferença entre o protetor solar fator 30, 40, 50 e 60?

Protetor solar 30, 40, 50 ou 60, muitas vezes nos pegamos com dúvidas em relação aos fatores dos protetores solares e, de fato, o que a maioria das pessoas pensam é que, quanto maior o fator, maior sua eficácia e proteção.

Porém, o que muitos não sabem é que depende do tipo de pele de cada um. Também há pessoas que acreditam que, o FPS 70 protege mais do que o FPS 30 ou que um FPS mais alto significa uma proteção maior, quando na verdade tudo depende do tempo de exposição ao sol.

Aqui temos um post completo sobre FPS e a diferença entre seus fatores. Confira!

Afinal, o que significa FPS?

A sigla FPS significa Fator de Proteção Solar e é ele quem determina por quanto tempo é seguro ficar exposto ao sol sem se queimar ou causar danos e ferimentos na pele.

Uma pessoa com pele mais clara é mais sensível ao sol, por isso, ela deve usar um Protetor Solar com FPS mais alto.

Qual é a diferença entre os fatores?

Falando sobre a diferença entre o protetor solar fator 30, 40, 50, e 60; o fator de proteção solar multiplica a capacidade de defesa natural da sua pele contra os raios do sol. Isso significa que você pode ficar mais tempo no sol antes do aparecimento do eritema ou vermelhidão que antecede à queimadura.

Se sua pele tende a ficar vermelha após 15 minutos exposta ao sol sem proteção e você decide usar um protetor com SPF 15, o tempo será multiplicado pelo número do fator. Ou seja, 15 minutos vezes 15 resultará em uma proteção estimada de 225 minutos (3 horas e 45 minutos).

Fator 30 até 50

O protetor fator 30 é o mínimo que todo mundo deve usar. Mesmo quem tem pele negra, mais resistente a queimaduras por conta melanina (pigmento que dá cor à pele e já funciona como uma proteção). As morenas devem aplicar e investir naqueles que têm FPS 35.

Nos dois casos, se você não toma sol há tempos, melhor ir devagar, use protetor 50 nos primeiros dias e depois diminua. E quem tem pele clara, mais sensível só que consegue ficar com uma cor dourada, deve usar sempre o 50, pois você sofre os efeitos da radiação solar com facilidade.

Fator 60, 70 ou maior

Serve para quem tem a pele muito clara e fica vermelha sempre. Para te ajudar na escolha, saiba que a diferença entre um produto com FPS 60, 70 até os bloqueadores solares, além do poder de proteção, está também na fórmula. Geralmente quanto mais forte o fator maior a concentração de ingredientes que melhoram a aderência dele na pele, isso protege mais nos mergulhos e quando você faz esportes.

O que é UVA e UVB?

A sigla UV significa Ultra Violeta que é um tipo de radiação eletromagnética. Assim, UVA e UVB são diferentes tipos de raios ultravioleta que são transmitidos pelo sol.

Exposições prolongadas aos raios ultra violeta podem trazer muitos riscos a saúde, um deles e mais grave é o câncer de pele. Esses raios são invisíveis, porém, estão presentes em qualquer época do ano, com maior incidência nas estações mais quentes.

Além disso, para se prevenir da radiação é necessário seguir algumas recomendações básicas, como: usar protetor solar diariamente, não ficar exposto ao sol entre as 10h da manhã e as 16h da tarde, utilizar protetor solar com fator acima de 30 FPS, principalmente em pessoas com pele clara e crianças.

Raios UVA

Pessoa colocando protetor solar nas mãos.

A radiação UVA está presente durante todo o ano, atingindo a pele humana quase que da mesma forma, tanto no inverno como no verão. Porém, a radiação UVA é mais intensa antes das 10h da manhã e depois das 16h da tarde.

Os raios UVA penetram profundamente na pele e são os principais responsáveis pelo envelhecimento das células da epiderme. Essa radiação também tem uma participação em alergias, e predispõe a pele ao surgimento do câncer.

No entanto, os raios UVA também são os responsáveis por garantir o bronzeado na pele, quando esta é exposta moderadamente ao sol.

Os raios UVA ainda estão presentes nas câmaras de bronzeamento artificial, inclusive em doses mais altas do que a radiação solar.

Raios UVB

A radiação UVB é parcialmente absorvida pela camada atmosférica da Terra, sendo o restante dos raios, que conseguem ultrapassar essa barreira, nocivos ao organismo humano.

A radiação UVB é mais intensa durante o verão, devido as elevadas temperaturas, predominantemente entre as 10h da manhã e às 16h da tarde. Esta radiação penetra superficialmente a pele e é a responsável pelas queimaduras provocadas pelo sol.

Qual fator é mais recomendado?

De acordo com especialistas, o fator mínimo recomendado é o 50, para qualquer tipo de pele. Assista ao vídeo da Dra Renata e saiba de tudo sobre protetores solares e seus fatores.

Leia também: 5 Melhores protetores solares para pele oleosa

Aliás, vai curtir uma praia no fim de semana? Ainda não adquiriu seu biquíni ou maiô? Não deixe de dar uma passadinha em nosso site.

Resuminhos

Posts Similares