Anel de tucum ou anel de coco o que significa?
Você já ouviu falar sobre o anel de tucum ou anel de coco? Ele é feito a partir da semente da palmeira tucum, típica da Amazônia e é conhecido por sua forte carga simbólica. O anel é muito mais do que um simples acessório, pois ele é repleto de significados históricos, simbólicos e religiosos.
Assim como as alianças de casamento têm seu significado, o anel de tucum se tornou um acessório muito simbólico para a comunidade em geral, mas com ênfase nos religiosos.
Afinal, esse anel representa o compromisso social e religioso diante das pessoas.
Então, seu principal significado é inspirado em teorias religiosas. Portanto, usar o anel representa o engajamento com causas sociais, como justiça e igualdade para todos.
Também usa o anel pessoas que no geral que estão ligadas às causas sociais e acreditam em um mundo mais igualitário.
História do anel de tucum
Embora, o anel de tucum também seja popularmente conhecido como anel de coco, o material utilizado para sua confecção não tem nenhuma relação com o coco. Esse anel é produzido através do tucum, uma palmeira aromática nativa da Amazônia. Portanto, sua semente é comestível e a partir dela que a “argola” preta é feita.
O trabalho manual cauteloso resulta nesse anel muito simbólico.
Em alguns sites de pesquisas, encontramos registros sobre o uso do anel de tucum por minorias durante os impérios.
Consta que escravos negros e indígenas, usavam o anel de tucum internamente como forma de representar o matrimônio ou relações de amizade e cumplicidade entre os povos.
Documentário
Em 1994, Conrado Berning, cineasta ganhador de diversos prêmios nacionais e internacionais, produziu um documentário pela Verbo Filmes totalmente dedicado ao acessório: “O Anel de Tucum”.
Nesse filme, um dos entrevistados é o bispo Dom Pedro Casaldáliga que dá a seguinte declaração:
“Este anel é feito a partir de uma palmeira da Amazônia. É sinal da aliança com a causa indígena e com as causas populares. Quem carrega esse anel significa que assumiu essas causas. E, as suas consequências. Você toparia usar o anel? Olha, isso compromete, viu? Muitos, por causa deste compromisso foram até a morte”.
Com essa declaração o bispo deixa evidente que o anel de tucum representa muito mais do que um mero acessório. Representa um compromisso que deve ser levado totalmente a sério.
Significado do anel de tucum entre comunidades
Com o passar do tempo esse tipo de anel foi ganhando significados.
Anel de tucum para escravos e indígenas
Um ponto fundamental sobre a importância do anel de tucum é justamente a relevância que a peça tinha entre a comunidade negra e indígena na época do Brasil Imperial.
Isso porque o anel era uma forma possível e acessível dos escravos poderem simbolizar suas relações de amizade e também amorosas.
Assim como as alianças de ouro e prata, o anel de tucum também era uma aliança que representava a união. Por isso, usar o anel também é uma forma de simbolizar resistência e luta pelos direitos. Além disso, o mais interessante é que apenas essas comunidades entendiam o significado desse código.
Anel de Tucum e os políticos
Alguns políticos fazem o uso do anel desse tipo. Eles utilizam o acessório para demonstrar que são ligados à causas sociais. Um dos políticos que usa o anel é o deputado estadual do Rio de Janeiro Marcelo Freixo.
O jornalista, Reinaldo Azevedo, já fez um post em seu blog dentro do site da revista Veja sobre o uso do anel por parlamentares. Então, ele diz que o uso do acessório “seria um sinal de adesão à Teologia da Libertação”.
Anel vinculado a orientação sexual
O anel também tem uma significação em meio a comunidades que relacionam o uso do anel à orientação sexual. Veja as diferenças:
Assexuados
Em meados de 2005, foi discutido o uso de algum elemento que simbolizasse que uma pessoa é assexual. Essa discussão ocorreu através de um fórum online, conhecido como AVEN (Asexual Visibility and Education Network).
Após conversa entre membros, criou-se a convenção de usar um anel preto no dedo médio da mão esquerda. Esse anel não é necessariamente o de tucum, porém esse é o mais acessível para essa fatia da comunidade que se encontra no Brasil.
Swingers
Também encontramos relatos neste mesmo fórum, de que usar o anel preto no dedo médio é um código entre outra comunidade. Então, ele representa que a pessoa que o veste é interessada ou faz parte de um grupo de pessoas relacionadas ao swing.
Lésbicas
Não se sabe exatamente de onde veio esse código, porém na internet encontra-se relatos que uma das formas discretas de uma mulher representar sua preferência sexual por outra é usar um anel de tucum no polegar também.
Luan Santana e o anel de tucum
No início da carreira o cantor sertanejo Luan Santana fez uma espécie de brincadeira com as fãs sobre alianças. As fãs aderiram ao uso dessa aliança similar à do cantor, que é o anel de tucum.
Por isso, para a comunidade fã de Luan, o significado do anel não tem nenhum vínculo com o original. É apenas uma representação simbólica do relacionamento com o cantor teen.
Anel de coco e o significado em cada dedo
Geralmente, ele é usado no dedo anelar, semelhante as alianças de casamento. Isso se baseia em crenças greco-romanas antigas, onde se dizia que por esse dedo passava uma veia conectada diretamente ao coração, a vena amoris. Hoje em dia, a anatomia já desmistificou essa crença.
O anel de tucum pode ser utilizado em outros dedos também, afinal não há uma regra aplicada à isso. Porém, é comum ver ele no dedo anelar de religiosos, tanto da mão direita quanto da mão esquerda.
Como o anel de coco ou o anel preto pode ser também interpretado como um código social entre a comunidade LGBTQ+ há uma variação sobre em qual dedo ele é usado. Algumas pessoas dizem que uma mulher usar o anel preto no polegar pode querer transmitir a mensagem de que ela é lésbica. Entretanto, há controvérsias a respeito do uso do anel em cada dedo. Então, basicamente, o anel tem múltiplos significados que fazem sentido para diferentes grupos de pessoas.
Preço do anel de coco
A sociedade é cheia de símbolos relacionados a preciosidade como os anéis solitários de noivado e as alianças de ouro de casamento. Enfim, em todos predomina-se a beleza e também o valor material.
No caso do anel de tucum, há muito mais uma representação simbólica em torno dessa peça. Pois embora seja um trabalho bem manual ele não é rico em beleza, pelo contrário é muito simples.
Sua matéria prima é também longe de ser algo financeiramente valoroso. O custo do anel é quase nulo, pois ele é de uma simplicidade enorme e sua confecção é praticamente artesanal. Casais que optam estão representando também a busca por justiça e igualdade social.