moda plus size
|

Como surgiu a moda plus size?

A moda plus size é um mercado ainda em expansão no mundo da moda, porém o que essa mudança significativa fez é impressionante nos últimos anos. Muitas mulheres finalmente se sentiram abraçadas e representadas pela moda ao poder aderir às tendências, sem esquecer do principal: se sentirem bem com os seus corpos. 

Saiba mais sobre a história da moda plus size que valorizou ainda mais a beleza de mulheres plus e as incluiu em lojas de roupa e lingerie

Essa mudança precisa acontecer primeiramente na sociedade, que nas últimas décadas valorizou e exaltou a beleza magra e em muitos casos até romantizou transtornos alimentares. O ideal e padrão de beleza mudou e deixou de se limitar a essas mulheres, e com isso a moda também precisou se adaptar, não era mais aceitável lojas só terem tamanhos até 38. 

A evolução do padrão de beleza 

Por muito tempo, o corpo plus size foi considerado o ideal de corpo perfeito em diversos períodos históricos, fatos que podemos comprovar em estátuas e pinturas. Durante a pré-história o corpo com quadril largo e seios fartos era comprovação de fertilidade e por isso eram os mais valorizados. 

Período renascentista na moda Plus Size:

Durante o período Renascentista, o corpo gordo era símbolo de uma vida rica e a ociosidade, dois fatores muito importantes para a época e que poucos poderiam ter. Prova de quanto o corpo plus era valorizado nesse período é o quadro O Nascimento de Vênus (1485), de Botticelli, onde claramente vemos uma deusa com características do corpo plus size.

Foi no século XVII que o padrão de corpo começaria a se alterar, onde formas mais delicadas, cinturas extra finas seriam exigidas e consequentemente seriam as mais belas. Os espartilhos eram peças essenciais para todas as mulheres e quanto mais fina a cintura ficasse mais a mulher seria considerada dentro dos padrões.  

Revolução industrial na moda Plus Size:

Durante a Revolução industrial, a disparidade entre classes ficaria mais clara e maior do que antes. Durante esse período a fome era companhia constante em muitos lugares do mundo, logo pessoas mais nutridas e gordas eram consideradas mais abastadas, já que boa parte da população estava extremamente magra e em muitos casos morrendo de fome. 

Da metade para o final do século XIX, a medicina começaria a se tornar uma ciência muito respeitada, o que influenciaria diretamente nos padrões de corpo e saúde. Nesse momento, diversos panfletos e manuais eram distribuídos onde se podia conferir a recomendação de exercícios físicos para se ter o corpo ideal – começando aqui a relação da aparência física e da saúde muito comum nos dias de hoje. 

Body Positive e Plus Size: a União que veio com tudo

Nesse período os padrões começaram a variar desde a magreza extrema até o corpo curvilíneo, corpos esses que eram reforçados pela imagem de celebridades em filmes de Hollywood. 

Lane Bryant e a moda Plus Size

O termo plus size surgiu em 1920 falado pela estilista americana Lane Bryant, que fundou uma marca que se popularizou para mulheres gordinhas em 1904, a qual segue funcionando até os dias de hoje. 

Tudo começou após Lane perder o seu marido, e precisar criar seu filho sozinha, a sua solução foi se tornar costureira. Mas Lane tinha o grande sonho de criar sua própria marca, fato que ela conseguiu em 1904 após pedir um empréstimo. De início, a loja fabricava modelos para todos os públicos, porém foi quando uma cliente grávida pediu que a estilista fizesse roupas confortáveis e bonitas para gestantes.

E foi assim que a loja se popularizou, a partir de vestidos de maternidade que se tornaram o pontapé para que a grife plus size de fato começasse.

Por volta de 1920, Bryant percebeu que existia uma grande falta de roupas para mulheres gordas, que eram ignoradas pelo mercado da moda e precisavam procurar ateliês para comprar roupas. Para fazer a modelagem perfeita de roupas plus, Lane chegou a medir mais de 4.500 mulheres, pois a estilista queria que essas mulheres tivessem qualidade e que fossem adequadas para elas. 

O sucesso da ideia da estilista foi tão grande que, pouco tempo depois, todas as lojas dos Estados Unidos começaram a vender e se preocupar em produzir roupas para esse público. Entretanto, só 10 anos depois no Reino Unido que surgiria a marca Evans, com a mesma ideia de Lane e que alcançou o mercado do mundo todo. 

Mudanças significativas na sociedade

Entre as décadas de 70 e 90, foi o período mais significativo para a moda plus size, principalmente nos EUA. Isso se deu, principalmente, por conta que a sociedade dessa época começou a alcançar pesos maiores que as médias de anos anteriores. Por isso, fez necessário que as empresas aumentassem os números de manequins para atender essa demanda e se adequar ao novo público. 

A mídia da época também teria que se adequar. Prova disso foi em 1948, quando Mary Duffy fundaria a Big Beauties / Little Women em Nova York, a que seria considerada como a primeira agência de modelos plus size do mundo todo. Mary vendeu a agência em 1988 para a Ford Models, mas não parou de atuar na área, se tornado ativista e palestrante que defende a expansão dos conceitos de beleza propagados pelas indústria da moda e beleza.

Atualmente a moda segue se adequando e mudando de acordo com os comportamentos da sociedade. Desde 2010, houve um grande aumento da valorização de mulheres com seios maiores e quadril largos, como o corpo das Kardashians e que já foi bastante popular no Período Renascentista.

As indústrias também seguem se adequando e expandindo suas modelagens para atender o público plus size, que cada vez mais se sente representado e livre para usar o que desejar. 

Leia também: Como escolher a lingerie plus size ideal para mim?

Conheça nossas lingeries Plus Size!

Nossa linha Plus Size oferece uma variedade de estilos, desde sutiãs sensuais até calcinhas confortáveis, todas cuidadosamente projetadas para abraçar suas curvas e realçar sua beleza natural.

Usando tecidos de alta qualidade e design elegante, garantimos que você se sinta incrível todos os dias, seja para uma ocasião especial ou para o uso diário.

A Compra Fácil Lingerie se destaca como o principal atacado de lingerie, onde você pode fazer pedidos a partir de R$ 200,00. Além disso, oferecemos a opção de um desconto de 10% ao pagar com Pix ou de parcelamento em até 6 vezes sem juros no cartão de crédito. Faça suas escolhas com facilidade e economia na Compra Fácil Lingerie.

Resuminhos

Posts Similares