Sleepwear: Conheça a moda do pijama nas ruas
Após uma pandemia nossos costumes mudaram bastante, como por exemplo muitas empresas adotaram o home office e faculdades aderiram mais ao sistema online ou ao híbrido e mesmo com as reaberturas esses costumes ainda continuam. E claro, que tudo isso afetaria a moda já que a moda é ditada pela sociedade e seus costumes naquele momento.
Saiba mais sobre o Sleepwear, a moda que se popularizou mais ainda após o período de pandemia e que tem ganhado a rua de todos os mundos, passarelas e celebridades.
Durante a pandemia, buscamos roupas mais confortáveis para ficar em casa, ainda que estivessem sendo usadas para o trabalho na modalidade home office. Com isso, surgiram os clássicos looks arrumados da cintura para cima, já que a calça que estivéssemos usando não apareceria nas reuniões online.
Foi assim que a ideia do sleepwear, ou pijamismo, cresceu ainda mais. A moda de usar pijama nas ruas vêm desde 1920, após uma coleção de pijamas da marca Chanel se tornar tão popular pela sua beleza que começou a ser usada nas ruas como peças comuns de vestuário.
Conforto em todos os momentos
O conforto é uma das coisas que mais buscamos na moda atual. Uma prova disso são as calças jeans femininas em tendência serem as mais larguinhas como as wide legs e as mom jeans que, por anos, foram substituídas por calças skinny – que são bem apertadas e beiram as leggings de academia em modelagem.
Além de uma noite confortável, os pijamas com os acessórios e sapatos mais estruturados ficam incríveis e super fashionista, a prova disso são as várias celebridades fotografadas vestidas dessa forma no dia a dia. Sempre bom lembrar que a maioria dessas pessoas possuem stylists que estão de olho nas tendências atuais, e também aquelas que estão por vir, então nunca as subestime pois nada é por acaso.
Marcas de luxo como Stella McCartney, Louis Vuitton, Lanvin, Emilio Pucci e Salvatore Ferragamo, investiram na ideia de looks e modelagens bem semelhantes a pijamas nas suas coleções e desfiles nos últimos anos.
A tendência precisa de tecidos e modelagens mais leves com caimento mais solto para vestir perfeitamente, e as cores podem variar desde as lisas em azul, preto e vinho, ou também estampas que variam desde as clássicas mini estampas ou até as abstratas.
Mesmo sendo bem controversa e ousada para algumas pessoas, a tendência se tornou bastante popular e muitas marcas mais acessíveis como as de fast fashion lançaram e vendem peças nas lojas normalmente.
Como usar a tendência sleepwear?
Maquiagem e cabelo
Para não aparentar que você só saiu de casa de pijama pois estava atrasada ou com preguiça, aposte em uma maquiagem mais caprichada ainda que leve, um batom vermelho pode dar um ar de sofisticação para o look e porque não usar?
O cabelo mais alinhado como um coque baixo ou rabo de cavalo mais certinho são ótimas apostas para que, ao passar do dia, seu cabelo não fique bagunçado. E, ainda, ao ser combinado ao look sleepwear, proporciona um ar despojado.
Acessórios
Para compor ainda mais o seu look confortável com seu pijama, use acessórios como brincos maiores, óculos de sol, bolsas mais clássicas e estruturadas, cintos e saltos. Essas peças que não combinam com o seu pijama se usado em casa, mas que na rua vão fazer toda a diferença para deixar o look ainda mais fashion e com um toque repleto de moda e estilo.
Contraste de tecidos e estilos
Os pijamas usados nessa tendência costumam ser tecidos mais leves e soltinhos como seda e cetim, porque não combinar essa leveza com um blazer ou jaqueta de couro, ou até um tênis mais pesado?
Quebrar a leveza do pijama, que é normalmente confeccionado de tecidos mais fluidos, traz a impressão que você está por dentro da moda sleepwear. Esse estilo mostra que você pode usar um pijama não só pelo conforto, mas também pela beleza da peça ao ser combinado com peças do vestuário casual.
Não use a tendência só por usar
Sempre gostamos de ressaltar que a moda só deve ser seguida se ela encaixar no seu estilo de se vestir e também no seu estilo de vida. E claro, não use a moda sleepwear se, por um acaso, você não se sentir à vontade mesmo quando enquadrar nesses dois requisitos.
Usar uma tendência sem se sentir bem e confortável pode ser bastante incômodo e desagradável, então não force se for o caso.
O Slip dress
Além dos clássicos conjuntinhos usados nessa tendência de sleepwear, o slip dress está entre as favoritinho de muitas influenciadora e mulheres. A ideia de usar uma camisola ou um vestido bem parecido com uma camisola ficou bem popular nos últimos anos.
Os slip dress eram verdadeiros fenômenos nos anos 90 e foram usados por muitas celebridades na época como a Jennifer Aniston, nossa eterna Rachel de Friends, e modelos famosas como Kate Moss e Cindy Crawford.
O vestido voltou com tudo nos últimos verões por ser feito de tecidos mais fresquinhos e ser extremamente versátil, podendo ser usado com salto ou de forma mais ousada e despojada com jaquetas mais pesadas de couro e coturno e também pode ser encontrado em tapetes vermelhos na versão mais longa.
Leia também: O que é um baby doll? Conheça essa peça versátil