|

Ginástica íntima: O que é? Como fazer?

Por muito tempo, a sexualidade feminina foi considerada como polêmica e até religiões condenavam mulheres que falavam abertamente sobre o assunto. Para muitos povos, os homens seriam os únicos a usufruir do prazer, enquanto as mulheres teriam apenas a obrigação de proporcionar essa sensação – já que a ideia da prática sexual era de reprodução, e não de proporcionar prazer para ambos. 

Durante anos, era extremamente fora do comum ver mulheres discutirem sobre sexo. Ainda mais, que compartilhassem informações e dicas entre si sobre masturbação, orgasmo e claro, como aumentar o prazer que faltava na relação de grande maioria. 

A sociedade evoluiu, e hoje muitas mulheres encontraram a própria forma de sentirem orgasmos. Assim como, não é mais um tabu comentar e pedir dicas para as amigas. O sexo se tornou algo mais sobre a conexão que ambos sentem com a sexualidade e os seus corpos e prazer de ambos começou a se tornar valorizado e essencial. 

Toda essa evolução ganhou espaço e por isso homens e mulheres aprenderam técnicas novas e antigas para que transformassem as relações sexuais em mais prazerosas para ambos. Tal como a ginástica íntima, que tem grande importância no autoconhecimento e diversos benefícios para a saúde íntima das mulheres. 

Conheça mais sobre a prática da ginástica íntima, e como esse autoconhecimento pode fazer a diferença nas relações sexuais com seu parceiro(a).

Ginástica íntima X Pompoarismo?

É bem provável que você já ouviu falar de ginástica íntima e pompoarismo nos últimos anos. Caso esses termos sejam familiares, acreditamos haver uma dúvida de qual a diferença entre ambos, e a resposta é: nenhuma. O pompoarismo é apenas outro nome para a prática que também pode ser chamado de exercícios de Kegel

A prática consiste em fortalecer e exercitar a sua musculatura vaginal e assoalho pélvico. Ainda, pode aumentar a sua libido, lubrificação e a possibilidade de se conhecer e atingir orgasmos mais intensos – os quais são muito vantajosos para a saúde feminina.

E independente do nome que você dá à ginástica íntima, todas as práticas relacionadas contam com a mesma função e vantagens.

A prática milenar é originada em países como Tailândia e ganhou popularidade no ocidente a partir dos anos 50. Sendo muito comentada e difundida entre as mulheres, e até sendo recomendada por médicos em razão dos seus diversos benefícios para a saúde mental, física e sexual da mulher. 

Benefícios da ginástica íntima

Após aprender e colocar a prática da ginástica íntima na sua vida, você provavelmente vai notar todos os benefícios que ela trará para a sua saúde, incluindo: 

  • Melhora na flacidez vaginal 
  • Melhora do funcionamento do intestino 
  • Melhora em disfunções urinárias
  • Diminuição dos sintomas da menopausa
  • Ajuda no pré e pós-parto
  • Redução das cólicas menstruais
  • Evita queda da bexiga
  • Prevenção de miomas
  • Opção de tratamento para dores durante o sexo

Benefícios para o sexo

Mulher de lingerie atrás da cortina

Além dos maravilhosos benefícios para a saúde feminina, a ginástica íntima ou pompoarismo é ótimo para melhorar a sua vida sexual e consequentemente também pode trazer mais prazer para você seu parceiro. 

Os exercícios podem aumentar o sua libido e lubrificação, assim como você adquire mais controle sobre a sua vagina durante a relação e consequentemente isso pode ser usado a seu favor, pois pode aumentar e intensificar o seu próprio prazer.

Ao dominar a ginástica, você pode usar os movimentos durante a penetração e claro, não esqueça de avisar seu parceiro que você vai fazer isso.

Movimentos para serem usados no sexo

Ordenha

Movimentar e contrair os anéis vaginais e pode ser usado para pressionar e massagear o pênis durante a relação sexual.

Chupitar

Nessa técnica a mulher põe em prática movimentos de sucção com a vagina.

Sugar 

Lembrando o sexo oral, o movimento vai ser usado durante a penetração, onde a mulher faz movimentos de sucção em regiões específicas. 

Estrangular

Esse movimento acontece quando há uma pressão no pênis e pode retardar a ejaculação e prolongar o prazer durante o sexo. 

Qualquer mulher pode fazer a Ginástica íntima?

Em teoria, sim, mas é sempre bom consultar o seu ginecologista e se garantir que não terá problema algum para a sua saúde a curto e longo prazo. 

Na maioria das vezes a prática é recomendada para mulheres de todas as idades, porém caso você tenha um dos diagnósticos abaixo, não é recomendado que a prática seja feita: 

  • Gestante durante os 3 primeiros meses de gestação 
  • Em crise de infecção urinária
  • Com miomas, dispareunia, vaginismo, endometriose, bexiga caída ou candidíase
  • Tenha feito cirurgias recentes

O DIU e o período menstrual não são empecilhos para a prática que costuma ajudar com as cólicas mais intensas.

Como fazer?

Agora que você já sabe as maravilhas da prática sem dúvidas quer aprender como fazer e também adicionar o pompoarismo na sua vida, confira nosso passo a passo: 

O essencial é aprender a apertar e soltar, isso mesmo, a técnica é feita de aprender e dominar a contrair e relaxar os músculos vaginais. 

Mulher na água segurando um vibrador

E caso não tenha ficado claro, esse é o movimento que você costuma fazer quando está segurando o xixi. Porém, recomenda-se esvaziar a bexiga para fazer ginástica, ok?

1º Passo

Após esvaziar sua bexiga, encontre um lugar que você se sinta confortável e tranquila e se sente com os joelhos a 90º graus e imagine que você está sentada em cima de algum objeto. 

2º Passo

Essa é a hora de apertar e soltar, comece contraindo os músculos como se estivesse levantando esse objeto, contraia por 3 segundos e depois relaxe e solte.

Para iniciantes os 3 segundos são os mais recomendados, mas com o tempo você pode aumentar para 5 ou até 10 segundos. Com a prática você poderá manter o assoalho contraído por ainda mais tempo. 

E lembre-se que não é para contrair nenhum músculo como pernas, abdômen e nádegas e caso sinta alguma dor durante os exercícios pare imediatamente.

3º Passo

Após a técnica do apertar e soltar, repita esse exercício por 20 ou 30 vezes seguidas com intervalos de 1 minuto entre as séries. Você pode variar entre fazer sentada ou em pé. 

Para ver os resultados, a ginástica deve ser feita diariamente e ao menos três vezes na semana. E vale ressaltar que mais que a quantidade o que mais importa para o resultado é a frequência e continuidade que você vai dar aos exercícios.

Acessórios

Para se sentir ainda mais dona do seu corpo, por que não colocar uma linda lingerie ou também usar um vibrador? Na ginástica íntima os acessórios podem ser seus amigos e te fazer sentir ainda mais sensual e confiante.

Adotando a ginástica íntima na sua vida, você terá benefícios próprios e, consequentemente, o seu parceiro também pode te apoiar a explorar sua sexualidade e autoconhecimento. 

Leia também: 10 Jogos de sexo para você apimentar a sua relação

Resuminhos

Posts Similares