bolinhas de pompoarismo
|

Bolinhas de pompoarismo: como usar na ginástica íntima?

Bolinhas de pompoarismo são acessórios indispensáveis nos processos de contração e relaxamento da ginástica íntima.

Apesar de famosas, existem dúvidas sobre como utilizá-las da melhor maneira. Por isso, mostramos abaixo o que são bolinhas de pomparismo, para que servem, as diferenças entre bolinhas e colar tailandês, dicas de uso e os principais benefícios da ginástica íntima. Confira!

O que são bolinhas de pompoarismo?

As bolinhas de pompoarismo, também conhecidas como bolinhas tailandesas ou ben-wá, são acessórios famosos e muito antigos. Na verdade, acredita-se que estes sejam os primeiros acessórios sexuais criados pela humanidade.

De origem asiática, as bolinhas possuem benefícios diversos e podem ser importantes aliadas não só para potencializar o prazer sexual, mas também para a saúde. E é justamente isso que explica a sua fama e sucesso no mundo inteiro.

É possível encontrá-las soltas ou com peso fixo em seu interior. Além disso, elas contam também com uma cordinha que tem a função de prendê-las. Na hora de adqurir as suas é indispensável ficar atenta ao tipo de material da corda. Nesse sentido, prefira o silicone e fuja do nylon, material que pode causar infecção.

Para que servem?

Os acessórios são ideais para a prática do pompoarismo, técnica que tem como principais benefícios a melhora da coordenação motora e do fortalecimento da musculatura íntima e, consequentemente, a melhora do desempenho sexual.

Ao utilizar as bolinhas da maneira correta, a mulher potencializa a força de contração da musculatura do períneo e é capaz de contrair a vagina de maneira consciente, além de realizar diferentes tipos de movimentos como rápidos e lentos.

Diferenças entre bolinhas de pompoarismo e colar tailandês

Diferentemente das bolinhas de pompoarismo, o colar tailandês é composto por cinco pérolas de diferentes tamanhos que se assemelham a bolinhas. Geralmente, elas são fixadas por um cordão rígido ou um cordão flexível.

brinquedo sexual

Além da aparência, os acessórios possuem finalidades distintas: utiliza-se o cordão para a prática sexual em si, já as bolinhas são perfeitas para o treino de pompoarismo.

Outra diferença importante é em relação ao peso. Enquanto o colar tailandês é leve, as bolinhas são pesadas e ajudam a forçar a musculatura.

Como usar as bolinhas no pompoarismo? Veja 3 tipos de exercício

Apesar da prática do pompoarismo ser algo um pouco mais complexo e que demanda auxílio profissional, existe uma maneira padrão de utilizar as bolinhas: introduza a primeira bolinha no canal vaginal e, em seguida, contraia os músculos da barriga, encolhendo-os. Nesta etapa o objetivo é gerar reflexo no assoalho pélvico para que a próxima bolinha consiga ser sugada sem qualquer tipo de auxílio, apenas com a força da vagina. Esse exercício é chamado de introdução.

Outro exercício muito famoso quando o assunto é pompoarismo é o de expulsão. Como o próprio nome sugere, o objetivo é expulsar as bolinhas. Para isso, todas as bolinhas são inseridas e a mulher deve realizar movimentos de contração e relaxamento. Apesar de na teoria parecer algo fácil, na prática é necessário treinamento e orientação. Por isso, a ajuda profissional é indispensável.

Por fim, você pode também introduzir as bolinhas dentro do canal vaginal, lembrando de deixar apenas a cordinha para fora, movimentar o quadril e rebolar para despertar a musculatura vaginal.

Benefícios da ginástica íntima com bolinhas

Além da melhora da coordenação motora e do fortalecimento da musculatura íntima, de acordo com fisioterapeutas pélvicos, a ginástica íntima com bolinhas tem diversos outros benefícios, como:

  • Redução das cólicas durante o período menstrual;
  • Dimunuição dos sintomas da menopausa;
  • Aumento da libido e da lubrificação;
  • Prevenção e tratamento da incontinência urinária;
  • Auxílio no pós-parto;
  • Redução de infecções urinárias;
  • Autoconhecimento;
  • E preparação da gestante para o parto.

De acordo com a fisioterapeuta pélvica Júlia Antunes Teixeira em entrevista para o portal Universa Uol, a ginástica íntima trabalha com diferentes capacidades: reflexo, controle, coordenação, tônus e resistência.

Além disso, a profissional destaca que, além da questão sexual, o pompoarismo tem também uma proposta funcional. Isso explica porque mulheres que praticam os exercícios da maneira correta conseguem melhorar a incontinência urinária e tratar disfunções, como o vaginismo.

Curtiu as nossas dicas? Aproveite para ler também: Zonas erógenas das mulheres: conheça as principais.

Resuminhos

Posts Similares