|

Como usar protetor solar adequadamente?

Que o protetor solar deve ser seu melhor amigo durante todo verão isso não é novidade alguma para ninguém, o mesmo faz parte de qualquer viagem a praia tão frequente durante esse período, porém, ainda não existe um consenso que ele deve ser usado diariamente, assim como usar protetor solar da maneira correta para cumprir sua função de proteção contra raios solares e ultravioletas. 

Para te ajudar a não errar mais e ter o dia a dia e um verão mais seguro, saiba no nosso post todas as informações necessárias para se ter e compartilhar com os amigos.

O perigo de não usar o protetor solar

Por muito tempo se considerou desnecessário ou frescura o uso de um produto para se proteger do sol, mesmo que por muito tempo mulheres tentavam se proteger do mesmo utilizando de chapéus e lenços que segundo elas as protegeria de sardas e manchas indesejadas

Ou seja, mesmo que sem produtos tecnológicos, o sol era visto como uma coisa negativa se tomada em excesso, seja por fatores sociais ou fatores médicos. Foi só em 1944 que o primeiro protetor solar bem próximo ao que conhecemos e usamos hoje surgiu, e foi ao decorrer de pesquisas que se entendeu que o sol, além do envelhecimento precoce, também poderia causar o câncer de pele.

Segundo dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), em 2018 surgiram 165 mil novos casos de câncer de pele, que só no estado de Goiás afetou 3 mil mulheres e 2 mil homens. Sendo o tipo câncer mais frequente no Brasil e correspondendo a 30% dos tumores malignos registrados.

Mulher na praia com protetor solar

O sol, mesmo que necessário para a Vitamina D, regulação do cálcio, o fósforo em nosso organismo, deve ser tomado com moderação e cuidado. Assim como não saber de fato como usar protetor solar adequadamente pode influenciar que o sol seja o principal vilão da sua vida.

Escolher o FPS correto

O FPS, ou Fator de Proteção Solar, tem diversas opções de números, como você próprio já deve ter notado, o que pode atrapalhar o consumidor na hora de escolher e comprar o mais adequado para você.

Use um fator de proteção solar (FPS) de no mínimo 30, independentemente do seu tom de pele.

Drauzio Varella

A nossa melatonina é uma forma natural de proteção contra os raios solares, e ela pode aumentar em quantidade quando ficamos expostos ao sol, ou seja, aquele bronze legal pós-praia é consequência do nosso corpo produzindo mais melatonina para se proteger. 

Por isso, pessoas com tom de pele mais claro têm maiores riscos aos efeitos nocivos do sol, já que a melanina é em menor quantidade, ou seja, menor proteção natural.

Recomenda-se que pessoas com sardas e pele clara utilizem FPS 30 ou maior, e em alguns casos pessoas de pele negra podem até usar o FPS 15, porém por segurança, ainda assim, especialistas recomendam o uso do 30 também.

Pessoas com a pele morena devem usar no mínimo FPS 15, embora o mais recomendado de forma geral seja acima do FPS 30. As de pele muito clara recomendo fatores de proteção mais alto, como o FPS 60.

Ministério da saúde

E no casos de bebês, que não podem usar protetor solar, recomenda-se apenas 10 minutos de sol antes das 9h da manhã.

Como aplicar protetor solar corretamente 

Para melhor eficácia do produto, é sugerido que se use mais ou menos uma colher de chá de protetor para cada membro do corpo, já na orelha e pescoço metade dessa quantidade.

E vale lembrar que seja aplicado o produto pelo menos 30 minutos antes de ir à praia, piscina ou exposição direta à luz do sol.

Protetor solar e céu

Além de tomar o cuidado de aplicar o protetor solar antes de sair de caso, é sempre bom lembrar de levar o mesmo consigo, já que o produto deve ser reaplicado cada vez que sair da água ou a cada 2hs/3hs

Sempre que possível complemente a proteção da sua pele com o uso de bonés, chapéus, guarda-sóis e lugares cobertos, até mesmo roupas, pois muitas horas de sol, ainda que com o protetor solar aplicado adequadamente, podem trazer riscos, doenças e manchas indesejadas.

Melhores horários para se tomar sol

Talvez você já tenha visto alguém dizer para tomar cuidado com o sol do meio-dia, ou de pessoas que vão para o coberto em certos horários e só retornam para a piscina em certo horário específico.

relógio na areia

Isso ocorre principalmente em pessoas com tons de pele mais claros, com riscos mais altos quando se trata do sol. 

O melhor horário para tomar sol é antes das 10h ou após as 16h. Mas mesmo assim tem que estar com o protetor solar.

Dra. Fabiana Wanick, dermatologista, em artigo publicado pela Loreal Paris

Já que é nesse horário que ocorre menor incidência de raios UVB em nosso planeta, diminuindo a intensidade que a luz do sol bate na nossa pele, diminuindo as consequências em nosso corpo como envelhecimento precoce, câncer e manchas.

Leia também: Da praia para rua: Como montar looks com biquíni?

Resuminhos

Posts Similares