Qual a diferença entre filtro solar e protetor solar?

Saiba agora mesmo no nosso post qual a diferença entre filtro solar e protetor solar e se proteja adequadamente todos os dias.

O protetor solar ou filtro são necessários para uma pele saudável, bonita e jovem por mais tempo, e indispensáveis em uma rotina de pele diária. O mesmo não deve ficar na gaveta esperando dias ensolarados já que a recomendação é de uso cotidiano.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o nome protetor solar ou filtro solar são os nomes utilizados para identificar produtos fotoprotetores, ou seja, produtos feitos e pensados para proteger a nossa pele de raios solares nocivos que podem causar problemas como manchas, envelhecimento precoce e até mesmo câncer.

Protetor solar ou filtro solar, qual a diferença?

De forma prática, o protetor solar e o filtro solar têm a mesma função de proteção contra raios UVA e UVB.

Porém, o filtro solar é classificado de duas maneiras, os orgânicos (ou químicos) e inorgânicos (ou físicos). Já o popular protetor solar é uma junção desses filtros que vão comprovar a sua eficácia através do Fator de Proteção Solar, o FPS.

Os protetores solares têm a capacidade de prevenir danos que os raios do sol podem vir a provocar na sua pele, como o câncer e envelhecimento.

Protetor solar e produtos para a pele

Os fotoprotetores, também conhecidos como protetores solares ou filtros solares, são produtos capazes de prevenir os males provocados pela exposição solar, como o câncer da pele, o envelhecimento precoce e a queimadura solar.

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Quanto usar?

A quantidade de produto faz toda a diferença na hora da proteção solar, já que em menor quantidade o mesmo pode ter menor eficácia. Ainda que pareça mero detalhe, vale sempre se atentar à quantidade de produto que você está aplicando em seu corpo e rosto.

É necessário aplicar uma boa quantidade do produto, equivalente a uma colher de chá rasa para o rosto e três colheres de sopa para o corpo, uniformemente, de modo a não deixar nenhuma área desprotegida.

Sociedade Brasileira de Dermatologia

A sociedade ainda ressalta a importância de usar protetor solar todos os dias, independente se está nublado ou frio, já que a radiação emitida pelo sol ainda pode ser arriscada para a nossa pele.

E o bloqueador solar?

Por muito tempo se usou o termo bloqueador solar para definir produtos que hoje conhecemos como o nome de filtro solar e protetor solar, o mesmo entrou em desuso já que por mais alta que seja o FPS do produto não tem como se proteger e bloquear os raios solares UV totalmente.

Como escolher o produto ideal para você?

Você deve levar em consideração o seu tipo de pele e algumas coisas que podem ou não vir a te incomodar quando se trata de produtos de skin care.

Vale lembrar que se possível sempre consulte um profissional especializado, o dermatologista, uma especialidade médica que é responsável por cuidar da nossa pele e vai saber identificar quais produtos e cuidados a sua pele necessita.

Textura

É comum que muitas pessoas com pele oleosa se neguem ou não usem protetor solar, pois a textura grudenta e oleosa é bem frequente em produtos com essa função.

Porém, pensando nisso diversas marcas e empresas desenvolveram produtos que secam e deixam texturas agradáveis para todos os tipos de pele. Por isso na hora de comprar o seu produto verifique qual a textura que a marca e o produto prometem.

  • Pele mista ou oleosa: Procure protetores oil free ou em gel para evitar a obstrução dos poros e provocar espinhas
  • Pele seca: Procure produtos com hidratantes e óleos na composição
  • Pele sensível: Procure por produtos hipoalergénicos para evitar possíveis alergias e reações
Protetor solar com laranjas

Fator de Proteção Solar (FPS)

É essencial que você sempre verifique o FPS do produto antes de comprar, pois é esse valor que vai definir o tempo que você pode ficar exposto no sol sem queimaduras e também quando reaplicar.

Resistência à água e suor

É esperado que o seu  protetor solar de qualidade possua uma certa resistência à água, já que o mesmo costuma ser usado antes de entrar no mar ou piscina, assim como costumamos suar bastante ao praticar exercícios físicos e também por conta do calor de dias ensolarados. Porém, alguns produtos podem ter essa resistência um pouquinho maior.

Saber dessa informação vai te ajudar a se alertar sobre quando reaplicar o produto e continuar evitando queimaduras solares.

Protetores solares mais indicados por especialistas

  • Protetor Solar Praia e Piscina Sundown FPS30: Fácil de espalhar, resistência à água e proteção eficaz contra os raios solares nocivos à pele.

Leia também: Quanto tempo dura o protetor solar fator 50?

Resuminhos

Posts Similares