3 Dicas poderosas de como manter o bronzeado

Estamos nos aproximando do verão. Com ele, praia, sol, piscina e claro, muito bronzeado. A famosa marquinha de biquíni é universal, não tem quem não goste. Além de ser um símbolo feminino, ela também entrega as novidades que fizemos durante as nossas férias.

Um bronzeado saudável é a chave do sucesso para estar de bem com a sua pele e fazer com que a cor adquirida se perdure durante o tempo. Se você pretende pegar uma cor nessa estação, confira algumas dicas fundamentais para que você não judie da pele e tenha o bronzeado saudável por muito tempo, vem com a gente!

O que é o bronzeado?

Bronzeado nada mais é do que uma resposta natural do nosso corpo que é provocada quando há aumento significativo da melanina, um pigmento responsável pela coloração da nossa pele. 

O que é bronzeado?
O que é bronzeado?

Quando ficamos muito expostos ao sol, os raios ultravioletas danificam o DNA das células cutâneas. Para combater esses efeitos, o corpo acaba compensando a produção de melanina, o que faz com que a pele fique mais escura do que normalmente ela é. 

Essa tendência ao bronzeamento é relativamente nova, vindo de 1920 pra cá, quando a estilista Coco Chanel acidentalmente pegou um bronzeado em sua viagem de férias e com isso, a marquinha passou a ser vista como status social, quando a pessoa estava curtindo momentos de folga e lazer. 

Foi nesta época também, que começou-se a falar sobre a síntese da Vitamina D e com isso, a pele bronzeada passou a ser vista como sinônimo de saúde. Contudo, nesse momento, ainda haviam poucos estudos relacionados ao aparecimento de câncer de pele e pouco foi-se divulgado sobre isso- por isso ainda temos tendência a não prevenir o mesmo usando protetores solares.

Porém, quando feito da forma correta e com as medidas de segurança, o bronzeado é saudável sim e pode ser adquirido. Separamos algumas dicas para você nos tópicos abaixo.

O protetor solar no bronzeado

A bem da verdade é que quem mora aqui no Brasil, não tem um período do ano que não precise aplicar protetor solar- inclusive no inverno, para o espanto de alguns. A aplicação do protetor solar durante o ano todo faz com que a sua pele fique muito mais cuidada e preparada para tomar sol de forma progressiva, sem descamar ou danificar o tecido de forma agressiva.

O protetor solar e o bronzeado
O protetor solar e o bronzeado

Outro fator que nem sempre é levado em consideração é o FPS. O FPS é nada mais do que o Fator de Proteção Solar e ele é fundamental na escolha de um bom protetor. A indicação dermatológica é de, pelo menos, FPS 25 para todos os tipos de pele, já que esse fator consegue absorver até 95% dos raios solares que incidem diretamente em nós.

Se você tem a pele num tom mais claro, a dica é que você aposte em FPS de pelo menos, 30.

Outro ponto que muitas mulheres apostam é no uso de protetor com FPS muito baixo, como 6 ou 8 para garantir o bronzeado. O grande problema é que um fator tão pequeno desse não consegue proteger em nada a sua pele das exposições dos raios UVA e UVB, o que pode resultar em queimaduras graves como a insolação.

Isso faz com que a pele tenha um ressecamento excessivo, forme bolhas e após, escame, levando embora com essas camadas de pele, todo o bronzeado que você desejou. 

A reaplicação do protetor solar também é parte do segredo para garantir um bronzeado saudável! A maioria dos protetores garantem segurança e proteção por até 12 horas, sendo que se houver exposição excessiva ao sol, o mesmo deverá ser reaplicado, pelo menos, a cada 2h. De biquíni ou maiô, a reaplicação é certa!

Não se esqueça de reaplicar o protetor solar
Não se esqueça de reaplicar o protetor solar

Se possível, ao comprá-lo, escolha aqueles que tem resistência à água. Estudos apontam que após 40 minutos de imersão, o fator de proteção chega a cair para 50%, por isso a reaplicação é fundamental. Caso você não queira reaplicar a cada mergulho, programe-se para, pelo menos, reaplicar a cada 1h30 e nunca, jamais, economize na quantidade de protetor aplicada. Pode lambuzar o corpo sem dó!

Pegando o bronzeado

Não adianta chegar na praia ou no clube, deitar e ficar “largatixando” em frente ao sol, virando a cada posição da hora. Isso vai fazer com que a sua pele tenha picos de estresse, resseque por perder a quantidade de água ideal e tenha um ressecamento profundo.

O certo é que você faça uma programação, por exemplo, no primeiro dia, já com a pele protegida, fique exposta por cerca de 30 minutos (ou menos). A cada dia, com a mesma pele protegida, vá ampliando 15 minutos de exposição. 

Pegando o bronzeamento com responsabilidade
Pegando o bronzeamento com responsabilidade

Vale lembrar que por mais que o protetor solar tenha fatores de proteção dos raios solares, eles ainda não inibem tudo. Por isso, evite longas exposições. Lembre-se sempre de se manter hidratada para contribuir com a hidratação da pele durante o processo. Isso quer dizer: beba bastante água para não ressecar!

Após o banho, também faça essa hidratação de fora pra dentro. Cremes e loções pós-solares vão te ajudar a garantir o efeito que você deseja para a sua pele. Procure cremes que sejam hidratantes ao extremo, esses farão com que a sua pele retenha água, ou seja, não resseque e evite as chances de descamação.

Conte com a alimentação

Segundo a nutróloga Sylvana Braga, existem alguns grupos de alimentos que quando inseridos diariamente na sua alimentação, contribuem para a aquisição de um bronzeado perfeito.

Grupos alimentares ricos em betacaroteno, que é uma substância que transforma a vitamina A e auxilia o processo do bronzeamento, devem ser consumidos. 

Alimentos ricos em betacaroteno te ajudam no bronzeado
Alimentos ricos em betacaroteno te ajudam no bronzeado

Segundo a especialista, a dica é consumir os alimentos para potencializar a capacidade de ação. Por exemplo, tomar suco de três ou duas frutas antes de se expor no sol, como tomate, laranja e mamão papaia, ou caju, melão e melancia; fazer a ingestão de uma salada de tomates com pimentão e cenoura; uma salada de espinafre ou brócolis pelo menos uma vez por dia ou purê de abóbora refogada pelo menos uma vez na semana irá aumentar a capacidade do seu bronzeado.

Para ajudar você a montar essa dieta, nós selecionamos alguns alimentos que são ricos em betacaroteno. Segue:

  • Espinafre
  • Damasco
  • Manga
  • Laranja
  • Brócolis
  • Mamao papaia
  • Caju
  • Batata doce
  • Pimentão amarelo
  • Melão
  • Tomate
  • Melancia

Você pode consumir a fruta pura, em suco ou na salada, fica à seu critério. Você não precisa consumir todas ao mesmo tempo, mas aderindo a duas ou três na sua dieta diária já vai ajudar você a manter o bronzeado por mais tempo. 

Atenção à manchas e pintas escuras

Se você percebeu que após a exposição solar, apareceu uma nova mancha na pele, um machucadinho que não cicatriza, uma pinta elevada que antes não estava lá, a melhor orientação é que você busque um médico dermatologista para te auxiliar. 

Tenha atenção às manchas e pintas na sua pele
Tenha atenção às manchas e pintas na sua pele

Ele irá conseguir te ajudar na identificação dessa mancha/pinta, pedindo algum exame complementar que ele julgue pertinente. Na dúvida, marque sua avaliação com o dermatologista. 

Não se esqueça de evitar a exposição solar das 10h às 16h, que é quando os raios solares estão mais fortes e agressivos à pele. Boa praia!

Resuminhos

Posts Similares