Conheça a diferença entre seda e cetim usados em camisolas
Por serem tecidos com características semelhantes, muitas mulheres acabam confundindo a seda e o cetim usados para fabricar camisolas, já que ambos são tecidos confortáveis e macios, além de ter um toque de sofisticação que deixa um ar de sensualidade no look. Mas você sabe qual a diferença entre seda e cetim?
Tanto a seda como o cetim são tecidos de origem chinesa e usados para as mais diversas finalidades no oriente, incluindo a confecção de peças de cama e enxovais como lençóis e fronhas de travesseiro.
Hoje em dia, esse tipo de roupa de cama é usado especialmente para quem deseja evitar o atrito da fronha com o cabelo com o uso de toucas de cetim, evitando o frizz e mantém o cabelo mais uniforme.
Veja a seguir qual a diferença entre os dois tipos de tecido e saiba quando escolher cada um deles!
Quais os tecidos usados nas camisolas?
Além da seda e do cetim, as camisolas também podem ser fabricadas em outros tecidos como o algodão, liganete e a renda, especialmente se a camisola for de um modelo mais sexy.
Esses tecidos possuem um toque mais suave e macio, além de ser mais leve, garantindo um conforto maior na hora de dormir. Porém, existem algumas diferenças entre eles, especialmente a seda e o cetim, que são muito confundidos na hora de escolher a roupa de dormir.
Qual a diferença entre seda e cetim?
Enquanto a seda é um tecido fibroso extremamente valioso no universo têxtil por ser mais leve e brilhosa e natural, o cetim tem um caimento um pouco mais pesado e menos delicado.
Atualmente a seda é um dos tecidos mais usados para a produção de peças de altíssima qualidade, além de ter um valor de mercado muito grande, já que é difícil de ser produzido. Isso porque o fio da seda é tecido pelo bicho-da-seda, uma espécie de lagarta que tece o fio da seda, fazendo com que ele se torne ainda mais valioso.
O cetim, por sua vez, possui um brilho mais intenso e caimento menos suave, e em alguns casos chega até mesmo a refletir a luz. Seu toque macio é mais liso do que a seda e é relativamente mais quente em comparação com a seda pura, mas continua sendo um tecido fresco quando comparado com os outros panos do mercado.
As características de ambos se assemelham, pois o cetim é confeccionado com uma mistura de algodão, tecido sintético como o poliéster e a própria seda. Porém, por ser mais acessível, grande parte das camisolas são confeccionadas em cetim, mas também é possível encontrar peças feitas de seda pura no mercado de lingeries.
Qual dos dois escolher?
Antes de escolher entre os dois tecidos é necessário entender que, mesmo que a seda seja um tecido natural, o cetim é um pano sintético, e suas características semelhantes permitem que ambos possam ser usados para fabricar camisolas e lingerie com toques macios e confortáveis sem grandes problemas.
Isso significa que na hora de escolher não existe uma grande diferença entre as peças fabricadas a partir desses dois tecidos, e por ser mais acessível, o cetim tende a ser a primeira opção na hora de confeccionar camisolas e baby Doll de qualidade, já que é um tecido leve e confortável, que permite que a área íntima respire adequadamente durante a noite.
Os diferentes tipos de cetim
Além de ser produzido em conjuntos de 4, 5 ou 8 fios, dando a aparência mais brilhosa e mais maleabilidade e leveza ao tecido, o cetim é produzido de forma diferente e dividido em classes específicas, que são usadas para diferentes finalidades.
Cetim Duchese
Esse tipo de cetim é mais pesado e usado especialmente para a composição de vestidos de noivas e peças mais sofisticadas. As cores variam em tons mais sólidos e possuem um pouco menos de brilho do que os outros tipos do tecido. Sua composição é feita a partir da mistura da seda, acetato ou poliéster.
Cetim Bucol
Embora seja semelhante ao Duchese, o modelo de cetim bucol é ligeiramente mais pesado, embora também seja usado para confeccionar vestidos de noiva e peças de festas.
Cetim Changeant
Com um efeito diferenciado e elegante, o changeant é tipo único de cetim, que conta com tramas de cores diferentes, fazendo com que as duas cores mudam conforme o ângulo e a luz em que se olha.
Você já notou que alguns cetins azul possuem um brilho esverdeado em luzes diferentes? Provavelmente esse tipo de cetim é o cetim Changeant
Cetim Charmeuse
Com textura leve e caimento suave, é um dos cetins que têm mais brilho na superfície, usado para confeccionar roupas de festa, decoração e até mesmo alguns tipos de lingerie.
Cetim toque de seda
Esse é o tipo de cetim mais usado para a fabricação de camisolas e lingeries, por ter uma elasticidade maior e toque mais suave como a seda, proporcionando mais conforto com caimento delicado e esvoaçante.
Cetim Vison
Usado especialmente em cortinas e outras peças de decoração, tem um caimento mais encorpado e menos luminoso em comparação a outros tipos de cetim.
Cetim Zebeline
O grande diferencial do cetim Zebeline é que possui duas superfícies diferentes: enquanto de um lado tem um brilho acetinado, do outro tem uma aparência do tecido crepe. Por ser mais encorpado, é mais pesado do que os outros cetins.
Agora que você viu a diferença entre seda e cetim usado em camisolas, você já pode escolher suas roupas de dormir fabricadas em cetim, já que o custo é menor e você consegue adquirir peças de qualidade com brilho e leveza sem gastar muito.
Camisolas da CFL Lingerie
A camisola é uma peça íntima que une a delicadeza da lingerie com a funcionalidade da roupa de dormir. Essa peça é leve e permite que a pele respire durante a noite, garantindo um sono confortável. Além disso, são confeccionadas para realçar a silhueta feminina e alguns modelos mais detalhados proporcionam um toque de luxo e romance.
Aqui, você encontrará uma variedade incrível de modelos, cores e tamanhos, perfeitos para valorizar suas curvas e realçar sua beleza natural. Aproveite nossa seleção especial e descubra a combinação perfeita de estilo e sofisticação para todas as ocasiões, seja para uma noite romântica ou para se sentir mais confiante no dia a dia.