O que é biquíni? Conheça a origem desse nome

Os biquínis são as peças protagonistas de todo o verão, todos os anos vemos novas tendências nas praias brasileiras e internacionais. Para te ajudar a entender melhor as peças-chave de todo verão, saiba mais sobre o que é o biquíni e a origem dessa peça que não pode faltar em uma mala de viagem para a praia.

É impossível não se questionar sobre a origem dos nomes de muitas coisas que cercam a nossa vida, imagino que foi assim que você chegou a esse post, e a história dessas peças é bem interessante e vai explicar um pouco sobre como chegamos aos modelos que hoje podem ser encontrados em praias do mundo todo.

Tudo começa em 1946, quando uma bomba estava em fase de testes na região do atol de Bikini, o efeito causado da bomba foi tanto que gerou grande comoção da população mundial.

Ao mesmo tempo, começava outro teste, os biquínis ganham seus lugares nas praias, mesmo com ousadia jamais vista em qualquer outro tipo de roupa até então.

E foi aproveitando a comoção popular pela bomba que o estilista francês, Louis Réard que decidiu que as peças se chamariam, dessa forma, biquíni.

A criação do biquíni teria acontecido a partir da separação do maio que já existia na época, a ousadia da vestimenta era tanta que todas as modelos se recusaram a posar com tanto a mostra, aceita apenas por Micheline Bernardini, famosa stripper de um cassino de Paris que não se importaria de apresentar as peças ao mundo.

Ainda que soubesse que suas peças revolucionaram o mundo da Moda, Réard não fazia ideia que as peças ganharam o mundo e todas as praias até os dias de hoje.

Mulher de biquíni na praia

Origem das peças

O biquíni pode ser considerado uma das peças mais ousadas e revolucionárias da moda até hoje, pois até ele o maiô era a única forma de poder ir à praia de maneira adequada à vista da sociedade que era conservadora e machista.

Ao decorrer do tempo e da mudança de pensamento, o maiô foi perdendo tecido e mostrando mais do corpo feminino, tornando as peças mais confortáveis.

Em 1946, a peça chamada átomo seria apresentada e se tornaria reconhecida como menor maiô do mundo, pouco tempo depois o mesmo estilista apresentaria peças ainda menores e mais ousadas, o que conhecemos hoje como biquíni.

As peças causaram bastante alvoroço e polêmica, mas exatamente pelo momento que foi apresentada diversas organizações de lutas femininas abraçaram as peças sem medo de ficarem mal vistas ou má fama.

Em alguns lugares as peças chegaram a se tornar proibidas e vistas de maneira negativa, como foi com a França, o berço do estilista que criou as peças.

Porém, em contrapartida, atrizes e modelos como Brigitte Bardot, Ava Gardner, Rita Hayworth, Jane Birkin e Ursula Andress usavam as peças sem medo nas praias, as tornando ainda mais populares e desejo de muitas.

Os anos de ouro do biquíni

Foi na década de 60 que o biquíni atingiu seu ápice de popularidade, que se deu pelo impulso de questionamento de regras sociais e lutas sociais muito presentes nessa época.

Nesse período é possível ver os biquínis bem presentes em filmes e músicas, principalmente como forma de contestar regras civis, morais e sociais. Era comum ver mulheres do pop usando as peças em todos os lugares, também como uma forma de luta por decidir, escolher o que vestir e transmitir ao mundo.

Ao decorrer do tempo o biquíni foi se modificando e se tornando até menor que os polêmicos de 1946, como o modelo asa delta extremamente cavado e popular nos anos 80.

Mulher de biquíni vermelho na praia

A popularização do biquíni

A aceitação das peças demorou a acontecer, já que muitas pessoas da sociedade acreditavam que o biquíni expunha e sexualizava muito o corpo feminino, dessa forma as peças e quem usava se tornavam mal visto nos olhos da sociedade.

Foi com a popularização entre as atrizes de Hollywood, capas de LPS e filmes que as peças foram se tornando cada vez mais comuns e normais. Quem virava a cara para as peças começou a usar sem medo do que iriam achar.

Tudo isso contribuiu para que nos dias atuais o biquíni pudesse ser usado sem restrições em muitos países, com diversas opções de modelos, tamanhos, cores e que agradam a todas.

Leia também: Conheça os modelos de biquínis que valorizam o corpo

Resuminhos

Posts Similares