O que é ducha vaginal? Entenda os riscos dessa forma de higiene íntima
A região íntima feminina é um ambiente mais propício para infecções e por isso requer mais cuidados, saiba mais o que é ducha vaginal no nosso post, e dicas de como fazer a higiene correta da sua queridinha e evitar incômodos e problemas posteriores.
O que é ducha vaginal?
A ducha vaginal é o ato de higienizar e lavar a parte interna da vagina, com água, em casos específicos. Muitas vezes é comum mães e avós recomendarem a lavagem para coceiras ou incômodos, mas vale ressaltar que o mesmo só deve ser feito sob recomendação médica e de maneira alguma, deve ser utilizado algum produto.
Ao usar vinagre, sabonete e outros na sua ducha você estará piorando e colocando sua saúde íntima ainda mais em risco.
Ao realizar a ducha é comum que ocorra o desregulamento do pH da vagina, além de danificar a mucosa, você pode até destruir a sua flora normal que é a principal responsável por proteger a sua vagina de infecções.
De acordo com a ginecologista Dra. Fabiana Nakano em entrevista para o portal Dicas de Mulher, a ducha vaginal não é recomendada:
A ducha tira o ambiente vaginal do seu equilíbrio. Ela muda o pH, danifica a mucosa e destrói a microbiota – a flora normal, que é responsável por proteger a vagina contra infecções. Além disso, pode causar reações alérgicas locais, introduzir bactérias e outras substâncias lá dentro.
Dra. Fabiana Nakano, ginecologista, em entrevista ao portal Dicas de Mulher.
Você pode encontrar diversos vídeos ensinando a fazer, mas poucos vão te mostrar os riscos para a saúde íntima de se fazer. E sempre é recomendado buscar orientação médica sobre o assunto, caso seu médico libere faça, se não, não faça.
Motivo pelo qual você não precisa da ducha vaginal
Esse é um só e o mais importante, o seu próprio corpo vai se encarregar da limpeza interna do que quer que seja, seja de sêmen, menstruação ou corrimento vaginal, não é necessário realizar uma ducha vaginal após o sexo como muitas pessoas já acharam.
A vagina tem sua própria forma de limpeza interna sem a necessidade de interferência, ou da utilização de água e produtos de higiene íntima, você não precisa lavar a parte interna da sua vagina para mantê-la saudável. Se você quer entender um pouco mais sobre esse assunto, assista o vídeo a seguir:
Como já citamos, a vagina tem o seu próprio pH que deve ser mantido e respeitado, ao usar muitos produtos ou realizar a ducha vaginal você pode acabar desregulando com a consequência de ter irritações, ou infecções posteriormente.
Não faça a ducha para parar com coceiras, ardências ou corrimentos
Acho que já deixamos bem claro que a ducha não deve ser feita por todas, e que respeitar as recomendações de não fazer pode ser o melhor caminho para continuar com a sua saúde íntima em dia.
Em casos de coceira, ardência e corrimento e outros incômodos na região, o ideal é sempre que você busque pelo aconselhamento de um especialista, nesse caso, o seu ginecologista para que ele avalie o seu caso e indique o tratamento mais adequado.
Ao realizar a ducha para amenizar esse sintomas, você estará apenas mascarando e até agravando problemas e doenças que precisam de auxílio médico para ser tratados adequadamente.
Consulte um médico e explique seus sintomas, ele poderá te ajudar da melhor forma.
Como realizar a higiene adequada pós-sexo?
Nada de ducha vaginal viu?! Ao realizar a ducha, você só estará piorando a situação do seu pH vaginal. Além disso, essa técnica é não funciona como método contraceptivo, assim comprovado pelo ginecologista Domingos Mantelli em entrevista para a revista Crescer:
Duchas, sejam feitas com água, Coca-Cola, sabão ou qualquer outra substância não tem nenhuma eficiência como método contraceptivo.
Domingos Mantelli, ginecologista, em entrevista para a revista Crescer.
É recomendável que mulheres urinem após relações sexuais, isso diminui as chances de infecção urinária causada por bactérias.
Tomar banho, lavar a região externa com bastante água e sabonete íntimo, realizar a troca da calcinha também são hábitos recomendados.
Caso note alguma alteração na sua vagina ou no corrimento, busque orientação médica.
Dicas importantes para a higiene íntima feminina
- A limpeza interna fica à responsabilidade do seu próprio corpo, não interfira;
- Use sabonetes íntimos, eles são feitos para manter a região com o pH adequado para manter a sua flora natural em dia;
- Seque bem a região sempre, isso evita a proliferação de fungos e bactérias;
- Dormir sem calcinha ajuda a ventilar a região;
- Use calcinha de algodão ou com forro de algodão no dia a dia, guarde os modelos de outros materiais para ocasiões especiais;
- Não depile a região diariamente;
- Não faça ducha vaginal sem recomendação médica.
Leia também: Lubrificação feminina: tudo o que você precisa saber
Gostou do conteúdo que acabou de ler?
Em nosso blog, nos dedicamos a explorar todas as nuances deste fascinante universo feminino. Dentre os mais variados assuntos, você também pode encontrar dicas para escolher a lingerie perfeita que atenda às suas necessidades e estilo. Entendemos a força e importância de uma lingerie para aumentar a autoestima, valorizar o corpo e fazer qualquer mulher se sentir ainda mais sensual nos momentos entre quatro paredes.
Aqui, você encontrará uma variedade incrível de modelos, cores e tamanhos, perfeitos para valorizar suas curvas e realçar sua beleza natural. Aproveite nossa seleção especial e descubra a combinação perfeita de estilo e sofisticação para todas as ocasiões, seja para uma noite romântica ou para se sentir mais confiante no dia a dia.