Esportes de praia: Conheça 5 modalidades

Sol quente, água de coco e o som das ondas de fundo. Ir à praia é sempre maravilhoso, independente do que se está fazendo, mas uma das melhores formas de se aproveitar a areia pode ser praticando bons esportes na beira do mar.

Confira aqui as 5 melhores opções que separamos para você!

Como surgiram os esportes de praia?

Os esportes de praia surgiram como uma alternativa mais descontraída de praticar os esportes mais famosos no meio.

Utilizando como exemplo o futebol de areia, originado através do futebol de quadra – ou até mesmo do futsal – sendo ambos bem populares pelos praticantes de esportes. Quando os jogadores resolviam tirar um descanso e ir à praia, ainda existia aquela vontade de praticar o esporte que tanto gostavam. Dessa forma, começaram a jogar de forma mais descontraída, com uma bola mais simples e sem se preocupar tanto com regras.

Assim começaram os esportes de praia, os quais foram evoluindo até a criação de sua própria competição com regras e jogadores profissionais.

Quais esportes de praia praticar?

5 – Beach Tennis

Por que não começar falando da mais recente tendência no esporte de praia? O beach tennis tem que se tornado cada vez mais popular em razão do crescente número de adeptos a prática. O esporte consiste em uma mistura do clássico frescobol com o vôlei, mas de uma forma mais simples de jogar.

O jogo é baseado em um jogador de cada lado do campo ou pode ser adaptado, também, para uma dupla em cada lado. A ideia é que uma das pessoas irá sacar a bola e, daí em diante, não se pode mais deixar a bola cair no chão. Quando um dos lados conseguir passar a bola e fazê-la bater na areia, marca um ponto.

A pontuação do jogo é bem similar ao tênis de quadra (15/30/40). Entretanto, ao chegar na altura da competição em que os dois lados estão com 40, ganha a partida aquele que fizer o primeiro ponto.

4 – Frescobol

Continuando com os esportes de raquete, temos também o frescobol – esse aqui é uma invenção 100% brasileira.

O frescobol surgiu na praia de Copacabana na cidade do Rio de Janeiro. Um dos seus frequentadores chamado Lian, dono de uma fábrica de móveis de piscina e esquadrias de madeira, mandou confeccionarem as primeiras raquetes de frescobol depois de ir à uma exposição do “jogo das raquetes” – famoso esporte Francês.

Raquete de frescobol

Inspirado pelo esporte Francês, Lian decidiu que o esporte seria praticado com uma bola similar e que as raquetes seriam a forma de jogá-la à outra pessoa. Dessa forma, as raquetes e a bola começaram a ser vendidas na praia de Copacabana, conquistando muitos adeptos ao novo esporte.

O nome frescobol vem da ideia de “frescor do fim de tarde”, sendo essa uma expressão usada pelas pessoas que iam à praia nesse horário. Inspirados por esse termo, e pelo fato dos esportes estrangeiros terminarem com o termo “ball”, criou-se assim o frescobol.

O frescobol é excelente para ser praticado na praia, necessitando apenas do kit de raquetes e bolinhas, sendo uma excelente pedida para quem quer se divertir à beira do mar.

3 – Stand Up Paddle

Temos aqui um parente do surfe! O Stand Up Paddle é uma forma mais simples de andar em uma prancha no mar.

Mulher praticando Stand Up

O que começou como uma forma dos professores de surfe no Havaí acompanharem os seus alunos no mar, acabou se tornando sua própria modalidade de esporte

Para praticar o Stand Up Paddle é necessário ter a prancha e o remo para comandar os seus movimentos. A prancha mais larga é ideal para esse esporte, assim se torna mais fácil de se manter em pé e controlar a direção com o remo.

2- Futevôlei

Aqui temos mais uma grande invenção brasileira e, dessa vez, uma invenção bem curiosa. O nosso querido futevôlei foi criado com o famoso “jeitinho brasileiro”.

Acontece que, durante os meados dos anos 60, a prática do futebol nas praias havia sido proibida no Rio de Janeiro. Qualquer esporte que não utilizasse uma rede, não poderia mais ser praticado nas praias da cidade.

Dessa forma, aqueles que ainda queriam jogar o futebol na praia, tiveram a ideia de transformar um esporte em dois. Assim surgiu o que chamamos de futevôlei.

O esporte têm suas regras baseadas nos dois esportes que dão o seu nome. A forma mais comum de se jogar é o 2×2, com duas pessoas de cada lado da rede. O objetivo é fazer com que a bola passe por cima da rede e caia na quadra do adversário. Para isso, podem ser utilizados somente os pés – assim como no futebol.

1 – Slackline

Enquanto falávamos de vários esportes que podem ser praticados com pé na areia, que tal tentar um em que o objetivo é não deixar os pés encostarem na areia?

O Slackline é bem simples: uma corda bem resistente é colocada entre dois pontos de apoio, e a ideia é você se manter equilibrado enquanto anda sobre ela. Parece simples, não?

É preciso tomar um certo cuidado para não se machucar. O ideal é praticar esse esporte na praia, já que a superfície fofa da areia não irá deixar com que você se machuque caso perca o equilíbrio na corda.

Homem praticando slackline

E aí, o que achou dos esportes que indicamos nesse post? Conseguiu decidir qual vai praticar?

Independente do esporte escolhido, é importante você estar usando peças lindas e confortáveis. Para isso, sugerimos a nossa linha Moda de Praia para você garantir um conjunto incrível e arrasar nas areias.

Resuminhos

Posts Similares