leite materno armazenado em potinhos e saquinhos
|

Quanto tempo o leite materno pode ficar na geladeira?

Considerado o alimento mais nutritivo do mundo, o leite materno é extremamente sensível e deve ser manuseado com todo o cuidado possível, a fim de evitar contaminações e que ele acabe azedando. Para que isso não aconteça, é importante armazená-lo corretamente no refrigerador. Mas você sabe quanto tempo o leite materno pode ficar na geladeira?

A grande maioria das mulheres que optam por ordenhar o leite materno são mulheres que trabalham fora, mas que não querem abrir mão do aleitamento, especialmente por trazer diversos benefícios para os pequenos. Com isso, essas mamães retiram o leite e armazenam na geladeira para que ele possa ser oferecido aos bebês no horário das mamadas.

Outro caso comum de ordenha do leite são nos casos de mães que produzem leite em grandes quantidades a ponto de deixar o seio dolorido, sendo necessário retirar para evitar que o leite empedre e que a mulher desenvolva inflamações nesta região.

Pensando em lhe auxiliar a armazenar corretamente o leite materno na geladeira, separamos um post explicando mais sobre o assunto. Confira a seguir!

Como armazenar o leite materno?

Antes de tudo, é necessário entender o processo de armazenamento do leite materno. Para isso, é muito importante que você utilize apenas recipientes específicos para o processo de ordenha, tendo total cuidado de não contaminar os saquinhos ou potinhos em que o leite será armazenado.

o recipiente de armazenamento deve ser adequado para essa finalidade
o recipiente de armazenamento deve ser adequado para essa finalidade

Esses sacos e potinhos devem ser BPA free, indicando que podem ser armazenados na geladeira e freezer sem liberarem substâncias tóxicas que fazem mal à saúde do bebê.

Depois que o leite for retirado e colocado nos saquinhos ou potinhos, é importante anotar a data e especialmente a hora em que a ordenha foi feita. Isso porque o leite materno produzido durante o dia não é igual ao leite materno produzido durante a noite, e fazer confusão na hora de ofertar os leites em horários diferentes pode interferir no sono do bebê.

Como o leite materno é produzido

De acordo com especialistas, o leite materno sofre milhares de mudanças ao longo do dia, como nos níveis de cortisol, que promove o estado de alerta, e melatonina, que promove o sono e digestão.

diferença das fases do leite materno
diferença das fases do leite materno

O leite da manhã contém uma média de 3 vezes mais cortisol em comparação ao leite da noite, enquanto a melanina quase não é identificada no leite do dia, e possui grandes concentrações no leite do período noturno, ajudando o bebê a entrar na rotina e pegar no sono mais facilmente.

Além disso, o leite noturno também tem uma grande quantidade de blocos de construção de DNA que ajuda no sono saudável, enquanto durante o dia a mamãe produz um leite rico em aminoácidos promotores de atividades, deixando o bebê mais ativo para se desenvolver.

Ao meio dia, o leite tem uma grande quantidade de ferro, e pela manhã é rico em magnésio, zinco, potássio e sódio.

O que acontece se o bebê tomar o leite da manhã à noite?

Em questões de saúde, o bebê não sofrerá nenhum dano se tomar o leite da manhã no período da noite. Porém, por ter mais cortisol, o leite matutino pode fazer com que o bebê tenha dificuldades de dormir e fique mais agitado.

Uma saída para evitar que isso aconteça é sempre oferecer o leite da manhã pela manhã, e o leite da noite durante a noite.

Quanto tempo o leite materno pode ficar na geladeira?

Para que seja possível oferecer o leite no horário correto ao bebê, ele deve ser refrigerado corretamente e armazenado em potes específicos para que sejam congelados quando necessário. 

o leite deve ser armazenado na geladeira por até 4 dias
o leite deve ser armazenado na geladeira por até 4 dias

Isso porque a vida útil do leite materno dentro da geladeira é de 4 dias, e caso você trabalhe fora e ordenhe muito leite pode ser necessário fazer o congelamento, que aumenta a vida útil do leite materno para 6 a 12 meses, de acordo com o local em que ele está congelado e temperatura do freezer.

Fora da geladeira, porém, o leite durante no máximo 6 horas em temperaturas iguais ou menores que 25ºC. Em temperaturas mais altas, a vida útil cai para 4 ou 3 horas.

A recomendação é nunca conservar o leite em temperatura ambiente, a menos que você vá amamentar o bebê com o leite em até 1 hora depois da ordenha. 

Como oferecer o leite da geladeira ao bebê?

Para oferecer o leite materno que está na geladeira para o bebê você deverá aquecê-lo em banho maria, e nunca direto no micro-ondas, já que isso fará com que o leite fique muito quente. O ideal é sempre aquecer o alimento colocando o recipiente que estava na geladeira em um recipiente maior com água morna, e só então colocar na mamadeira para oferecer para o bebê.

Existe forma correta de descongelar o leite materno?

Para descongelar o leite materno, também é importante evitar o micro-ondas, e também não é recomendado colocar o leite direto do freezer em banho maria. Para o descongelamento, retire o leite do freezer algumas horas antes de utilizá-lo para que descongele gradativamente ainda dentro da geladeira. Em seguida, faça o processo do banho maria e então coloque na mamadeira para oferecer ao bebê.

depois de descongelado ainda dentro da geladeira, o leite deve ser aquecido em banho maria
depois de descongelado ainda dentro da geladeira, o leite deve ser aquecido em banho maria

Vale lembrar que o leite que sobrar na mamadeira deve ser descartado, já que por ter entrado em contato com a boca do bebê o alimento fica impróprio para consumo, independente se será o próprio bebê quem irá consumi-lo depois.

Agora que você aprendeu quanto tempo o leite materno pode ficar na geladeira e como congelar e descongelar o alimento corretamente, lembre-se de se atentar ao horário da ordenha e ao horário que o leite será oferecido para o bebê. Com isso, você evita que a criança fique muito agitada durante a noite, ou muito sonolenta durante o dia, o que pode atrapalhar o sono noturno.

Resuminhos

Posts Similares