O que é Plus Size?
Plus Size: você, provavelmente, já ouviu falar nesse termo, seja na TV, rádio e principalmente na internet. A moda está sempre em constante evolução, acompanhando a evolução da sociedade.
Durante muito tempo, as mulheres com manequins maiores que o “padrão”, viram seus corpos serem excluídos de tendências e das passarelas dos principais desfiles.
Porém, a realidade começou a se distanciar demasiadamente do que era replicado na moda- o que viria mudar radicalmente o cenário feminino. É exatamente dentro desse conceito que nasce o termo Plus Size (Numa tradução livre, algo como Tamanho Grande, Mais tamanho) que viria transformar a realidade da passarela e quebrar paradigmas que já precisavam, a muito tempo, serem derrubados.
Quer saber um pouco mais sobre essa revolução, continue acompanhando no nosso blog.
A Origem do Termo Plus Size
O termo se originou na década de 20, no século XX nos Estados Unidos da América. Lane Bryant é a marca que recebeu o título de precursora à origem do termo, muito antes dele se popularizar.
A marca aderiu a revolução do manequim, fazendo peças em numerações maiores do que as que eram encontradas com facilidade nas lojas das indústrias. A marca percebeu uma crescente busca pelo mercado e também, notou a carência que as mulheres que usavam roupas maiores de 46 encontraram de vestir seus corpos.
Você, nesse momento deve estar pensando: Nossa, o termo tem origem nos anos 20 e só agora ele popularizou? Sim. Como sabem, o mercado da moda dita os padrões sociais.
Inclusive, 33 anos depois do lançamento do termo Plus Size feito pela Bryant, a marca Korrel usou em seus desfiles, um anúncio bastante ofensivo e polêmico, criticando os corpos maiores e que fugiam do padrão de passarela. Essa guerra, vamos dizer assim, perdurou durante muitos anos.
Através da força do empoderamento feminino, as mulheres têm ganhado cada vez mais vozes para poderem ter liberdade sobre seus corpos. Aos poucos, o movimento veio ganhando espaço com o posicionamento de famosas aderindo ao movimento e lutando para a desconstrução da imagem de “corpo ideal”, ensinando à sociedade que o corpo com curvas maiores não é um defeito- assim como “gorda (o)” não é uma ofensa e nem um xingamento e sim, uma característica individual que deve ser respeitada.
Body Positive e Plus Size: a União que veio com tudo
Corpo positivo, ou em inglês, Body Positive. Para quem ainda não conhece, trata-se de um movimento que desmistifica aquele pensamento que por muitos anos ficou impregnado na sociedade (e na cabeça de milhares de meninas) sobre o “corpo perfeito”, que infelizmente, continua sendo exibido por aí.
O movimento consiste na união de homens e mulheres que demonstram seus corpos reais e trazem consigo toda a alusão que o Plus Size tanto luta desde os anos 20. Ao contrário do que muitas pessoas alegam por aí, o movimento não faz apologia à obesidade, mas traz uma forma de conscientizar que você deve ser feliz e amar a você mesmo, seus tamanhos, deficiências e imperfeições.
É praticamente impossível dissociar essa ideia do movimento Plus, justamente porque ambos visam desconstruir esse padrão social onde só uma parcela da sociedade acaba sendo contemplada por ela- e nem sempre de forma saudável.
Unidos, os movimentos também trabalham com lojas de departamento para que as mesmas abram espaços em suas gavetas e araras para receberem mais roupas Plus, atendendo com a mesma qualidade e compromisso que se atende as pessoas que estão dentro de um padrão “socialmente aceito”.
O Plus Size nos dias de hoje
O setor de moda Plus Size vem crescendo ano após anos, principalmente porque a comunicação digital trouxe acesso à informação. Grandes marcas estão fazendo desfiles cada vez mais versáteis– e já existem, inclusive, marcas que estão se especializando no corpo Plus.
Além disso dentro das redes sociais, cresce o número de cobranças para que as marcas usem em suas propagandas publicitárias, a diversificação de corpos, e nesse quesito, não estamos falando apenas do corpo Plus, mas também da mulher negra, asiática, com estria, celulite e sardas!
Ao criarem essa conexão com o “mundo real”, as marcas perceberam que, além de alavancar suas vendas, elas contribuem para o movimento e isso fica evidenciado quando as mulheres se tornam as principais divulgadoras de seus produtos.
Lingerie Plus Size
Como a gente acabou de falar, o Plus Size vem ganhando espaço, e é claro que na moda íntima não seria diferente. Com roupas cada vez mais confortáveis, as marcas vem unindo o sexy junto com o aumento das grades para que a mulher se sinta atraente e com sua autoestima ainda mais elevada.
Com curvas para serem valorizadas é importante saber escolher a peça íntima certa para valorizar o que você tem de mais bonito. Não só em termos de calcinha e sutiã para o dia a dia, mas também camisolas, pijamas e até aquela peça especial para um date inesquecível.
Conhecer o seu corpo, saber suas medidas e apostar nas escolhas é o segredo para se sentir confortável ao optar por uma lingerie Plus Size, se joga!